Viajar a vácuo em tubos que passam por baixo do mar é possível? Elon Musk diz que sim; entenda

Viajar de Nova York, nos Estados Unidos, até Londres, Reino Unido, em menos de uma hora é possível? Para Elon Musk, sim. Entretanto, o empreendimento pode custar até 20 trilhões de dólares.

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Túneis subterrâneos a vácuo poderiam levar passageiros de Londres para Nova York em menos de uma hora | abc+



Túneis subterrâneos a vácuo poderiam levar passageiros de Londres para Nova York em menos de uma hora

Foto: The Boring Company/Divulgação

Pode parecer algo retirado diretamente do enredo da trilogia De Volta Para o Futuro (1985-1990), mas Musk acredita que a The Boring Company, empresa da qual é co-fundador, tem a tecnologia necessária para conectar as duas cidades. Não apenas isso, como por até mil vezes menos do que o valor especulado, de acordo com o que disse no X, antigo Twitter, no final de 2024.

As duas cidades seriam conectadas por um Túnel Transatlântico, uma ideia que existe há algum tempo, mas que não foi colocada em prática por alguns impedimentos, como tamanho, custos e até a utilidade dos túneis, conforme o portal de notícias internacional Newsweek

O jornal explica que, enquanto um voo entre Nova York e Londres pode levar até 8 horas, não havia como estimar um tempo exato para a viagem caso fosse feita em trens subterrâneos, que ficariam no fundo do Oceano Atlântico. Isso até o desenvolvimento cada vez maior de túneis a vácuo.

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A tecnologia consiste em criar vácuo no túnel e usar veículos pressurizados para fazer a viagem, o que pode levar um trem a atingir até 5.000 km/h durante o trajeto. Essa velocidade só é possível porque os trens não teriam que enfrentar a resistência do ar dentro dos tubos. Assim, o que levaria 8 horas, poderia ser feito em menos de uma hora.

Quem popularizou a ideia de que trens poderiam viajar mais rápido pelo vácuo foi Elon Musk, que escreveu um artigo sobre a tecnologia, chamada de Hyperloop, em 2013.

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Na Índia, a tecnologia já passou pelos primeiros testes, de acordo com o ministro do Transporte Ferroviário do país anunciou que os testes haviam terminado no X, em dezembro do ano passado.

Os tubos que foram testados no país podem transportar até 28 passageiros por até 410 metros, conforme o jornal. O projeto é da Avishkar Hyperloop, comandada por engenheiros do Instituto de Tecnologia Indiano (IIT Madras).

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Porém, apesar da tecnologia Hyperloop tornar o empreendimento mais viável, ainda há questionamentos quanto à construção. As cidades ficam a mais de 5.000 quilômetros de distância e, se for comparado ao Eurotúnel que liga França e Reino Unido, o túnel pode levar até 782 anos para ficar pronto. Com 50 quilômetros de comprimento, o tubo feito entre 1980 e 1990 levou seis anos para ser construído.

Além disso, até o fechamento desta matéria, ainda não há qualquer proposta de projeto ou design para o Túnel Transatlântico.

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