“Se ele não se metesse a receitar cloroquina, mas receitar vacina, a gente tinha salvado pelo menos metade das pessoas”, criticou duramente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a postura da gestão de Bolsonaro (PL) durante a pandemia de Covid-19. O discurso foi feito nesta sexta-feira (16), na inauguração do Centro de Oncologia e Hematologia (COH) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre.
Foto: Reprodução
FIQUE POR DENTRO: Ministra anuncia repasse de mais de R$ 300 milhões para a saúde no RS
Lula falava sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e afirmou que, se não fosse o sistema público, “a gente teria tido uma desgraça muito maior” ao se referir sobre o coronavírus. “A pandemia permitiu ao SUS o direito de se recuperar.”
Entretanto, ele reiterou que é preciso “saber montar um time”. “Se ele [Bolsonaro] tivesse criado um comitê de emergência…”, disse Lula, relembrando a gestão federal durante a pandemia.
Na época, Bolsonaro foi contra a aprovação e compra das vacinas e, além de afirmar em diversos momentos que não seria vacinado, teve falas sobre o assunto que repercutiram nacionalmente, como: “Se você virar jacaré, é problema seu.”
Mais de 600 mil brasileiros faleceram por conta do coronavírus entre 2020 e 2021, conforme dados do Ministério da Saúde. Após a fala sobre a gestão do ex-presidente, Lula voltou a falar que é dever do estado “dar igualdade de tratamento a todos os seus filhos”.
FIQUE DE OLHO: Entre troca de farpas com Leite, Lula faz apelo a prefeitos: “Apresentem o cadastro das pessoas que precisam de casa”
Nesta sexta-feira, o presidente do País esteve em Porto Alegre, entregando chaves de moradias e na inauguração do COH. Próximo ao final do dia, ele também participou da inauguração do Complexo Scharlau, em São Leopoldo.