Secretário de Educação explica atraso na entrega dos kits escolares; entenda

Com um investimento de cerca de R$ 3 milhões, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) realiza a entrega os kits escolares à rede municipal durante esta semana. Diante de um atraso de mais de dois meses, o titular Jéferson Falcão afirma que o objetivo é finalizar as entregas até esta sexta-feira (25).

Falcão alega, em vídeos nas redes sociais, que a situação ocorre devido à gestão anterior, que não teria encaminhado a compra dos kits. No mesmo post, ele informa que as mochilas começaram a ser entregues no dia 10 de abril. “Todas as crianças receberão o kit de material escolar completo”, diz.

Secretário Jéferson Falcão mostra os kits de materiais a serem entregues às escolas



Secretário Jéferson Falcão mostra os kits de materiais a serem entregues às escolas

Foto: Amanda Krohn/Especial

De acordo com o secretário, são 28 mil kits, que devem ser entregues a estudantes de 100 escolas, sendo 50 de Educação Infantil (Emeis) e Ensino Fundamental (Emefs), 49 conveniadas e uma de artes. “No governo anterior, eles elencavam escolas prioritárias, seguindo critérios como recebimento do bolsa família, por exemplo. Mas depois da enchente, todas passaram a ser prioritárias, então optamos por fazer o kit mais completo.”

No portal da transparência da Prefeitura, os empenhos referentes aos kits de materiais escolares estão datados no dia 21 de março. Ao Jornal VS, o secretário mostrou o edital de aquisição de kits escolares, datado no dia 22 de janeiro. “As empresas interessadas na venda tiveram dez dias para se adequarem ao edital, antes de fazermos a compra”, descreve. “O orçamento da prefeitura fica fechado entre o dia 30 de dezembro e o dia 27 de janeiro, então nesse período revimos o planejamento para depois fazermos a compra”, prossegue.

Veja também: Legislativo aprova reajuste no salário do prefeito, vice, vereadores e servidores

Ainda conforme Jéferson Falcão, antes de ser possível finalizar a aquisição dos kits, houve cinco pedidos de impugnação de empresas concorrentes. “Uma empresa pode pedir a impugnação da proposta de outra, na tentativa de ganhar a licitação”, explica.

Ex-secretário de educação rebate

Em nota, o ex-titular da Smed e vereador, Ricardo Fernandes da Luz, negou que a culpa pelo atraso teria sido da sua gestão. Luz afirma que, na transição, ele e o restante da equipe repassaram tudo o que foi necessário à gestão atual. “A lista de materiais, inclusive, foi elaborada pela gestão anterior, com base na escuta das escolas e nas necessidades dos estudantes, como sempre fizemos. A atual administração teve tempo mais do que suficiente – mais de três meses – para dar andamento ao processo de compra”, informa a nota.

Cinco tipos de kits escolares

De acordo com Jéferson Falcão, são cinco tipos diferentes de kits: kit 1 (para berçário, com crianças de 0 a 1 ano); kit 2 (para as Emeis, entregues a crianças de 1 a 5 anos de idade); kit 3 (para o 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental); kit 4 (para o 6º a 9º ano do Ensino Fundamental); e há ainda o kit de inclusão, voltado a alunos com laudos como o de Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Síndrome de Down.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

“Quem é aluno da inclusão, vai receber o kit normal e mais o kit de inclusão, que vem com um caderno com linhas ampliadas, uma tesoura para canhoto e uma régua para canhoto”, afirma Falcão.

Veja abaixo o que vem em cada kit:

Kit 1: um caderno pequeno de capa dura, um rolo de pintura, uma caixa de gizão de cera seis cores, livro de banho e uma mochila escolar pequena.

Kit 2: um caderno pequeno de capa dura, uma cola líquida branca de 90 gramas, uma caixa de giz de cera grosso 12 cores, uma caixa de lápis de cor longo 12 cores, uma caixa de lápis de cor longo tons de pele com 6 lápis, uma caixa de massa de modelar 12 cores, um pincel chato nº 10, uma tinta guache seis cores, uma tesoura escolar com ponta arredondada, uma caneta hidrográfica escrita grossa, um pacote de papel sulfite A2 branco, um pacote de papel sulfite A4 (100 folhas), um pacote de papel sulfite A4 colorido (24 folhas), uma pasta de plástico com elástico e uma mochila escolar pequena.

Kit 3: um apontador com depósito, uma borracha escolar, um caderno brochurão, um caderno pequeno capa dura com pauta, uma cola líquida branca 90 gramas, uma caixa de lápis de cor longo 12 cores, uma caixa de lápis longo tons de pele (6 lápis), um lápis preto grafite 2 milímetros, um pincel chato nº 10, uma caixa de tinta guache 6 cores, uma tesoura escolar com ponta arredondada, uma caneta hidrográfica com escrita grossa, um pacote de papel sulfite A4 (100 folhas), um pacote de papel sulfite A4 colorido (24 folhas), um estojo escolar e uma mochila escolar grande.

Kit 4: um apontador com depósito, uma borracha escolar, um caderno universitário 10 matérias (200 folhas), uma caneta esferográfica azul, uma cola líquida branca 90 gramas, uma caixa de lápis de cor longo 12 cores, uma caixa de lápis de cor longo tons de pele (12 cores), um lápis preto grafite 2 milímetros, uma régua de 30 centímetros, uma tesoura escolar de ponta arredondada, uma caneta hidrográfica com escrita grossa, um pacote de papel sulfite A4 (100 folhas), um bloco de folhas pautadas com 50 folhas, um estojo escolar e uma mochila escolar grande.

Kit de inclusão: um caderno com linhas ampliadas, uma tesoura para canhoto e uma régua para canhoto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.