O que explica a cor esverdeada da água na Lagoa dos Patos

Os moradores e turistas que visitaram Tapes e pontos banhados pela Lagoa dos Patos na região da Costa Doce neste domingo (19) se depararam com algo inusitado: a cor esverdeada das águas nas margens da maior laguna da América do Sul.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Moradores e turistas se depararam com a Lagoa dos Patos com coloração esverdeada | abc+



Moradores e turistas se depararam com a Lagoa dos Patos com coloração esverdeada

Foto: André Machado/Reprodução MetSul

Conforme a MetSul Meteorologia, apesar de surpreender, esse fenômeno não é novo, e já foi visto em anos anteriores, especialmente em condições de estiagem. Para os meteorologistas, a cor da água exige atenção da população.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Em análises químicas e biológicas realizadas pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) em episódios anteriores, os resultados mostraram que as denominadas “marés verdes” ou “azuis”, causadas pela proliferação das cianobactérias em água doce, são formadas sob alta temperatura e grande oferta de elevados níveis de nutrientes (principalmente nitrogênio e fósforo).

LEIA TAMBÉM: Rio Grande do Sul tem 5 novos alertas do Inmet para as próximas horas

Conforme os pesquisadores, as toxinas liberadas pelas cianobactérias podem causar sintomas gastrointestinais e hepáticos em humanos, com sintomas como diarreia, vômito, indisposição, dor abdominal e, em casos agudos, os sintomas podem durar mais de uma semana.

Há ainda o alerta de que os organismos causem irritação na pele e mucosas internas. Desta forma, o contato com a água, enquanto apresentar coloração alterada, não é recomendado. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.