Doom agora roda diretamente em um documento do Word

Doom agora roda diretamente em um documento do Word, pesando apenas 6,6MB. O responsável pelo projeto é um engenheiro holandês chamado Wojciech Graj, e ele disponibilizou o arquivo para download gratuito no GitHub. Interessados precisam apenas do famoso editor de texto instalado e um PC com Windows baseado em x64.

O jogo roda como se fosse uma imagem adicionada ao documento, com apenas 320 x 200p de resolução. Interessados em testar o Doom no Word infelizmente não poderão curtir a icônica trilha sonora do game, porque essa versão do jogo não tem som.

Captura do Doom rodando no Word.
Fonte: Wojciech Graj

Graj comenta que sua inspiração para criar o DoomWord (ou WordDoom) foi ver o jogo rodando em outro formato comum para documentos de texto, o PDF. Nessa semana mesmo tivemos a divulgação do DoomPDF, que traz o lendário FPS para um dos formatos de documento mais populares da atualidade.

É possível ver o jogo rodando na prática no vídeo acima. O desenvolvedor explica que o documento contém a biblioteca doomgeneric_docm.dll e os dados doom1.wad codificados. Através de um macro, o arquivo gera uma imagem .bmp representativa do frame no gameplay, e o GetAsyncKeyState lê os inputs do jogador.

Comandos para jogar Doom no Word

Aos que pretendem experimentar o game, Graj explica que é possível se movimentar com as setas, atirar com Ctrl e usar a barra de espaço como botão de ação. As armas são escolhidas nos botões de 1 a 7, então parece que essa versão do game não suporta o mouse.

Balatro é modificado para rodar uma versão funcional de Doom
Foto: Divulgação/id Software

Além do download no GitHub, é provável que o Windows acuse uma alerta de segurança a respeito dos macros no documento contendo Doom, então é necessário liberar o arquivo para jogatina.

Mais Doom rodando em lugares inusitados:

O pessoal do Tom’s Hardware afirma que testou o game em um PC com Word 2007 e não funcionou. Talvez exista uma limitação em relação à versão do editor de texto, mas Graj não menciona isso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.