ALERTA DE TEMPESTADE: Rio Grande do Sul tem 5 novos alertas do Inmet para as próximas horas

Rio Grande do Sul está sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para chuva forte entre este domingo (19) e a segunda-feira (20). Ao todo, são cinco alertas.

ALERTA DE TEMPESTADE: Rio Grande do Sul tem 5 novos alertas do Inmet para as próximas horas | abc+



ALERTA DE TEMPESTADE: Rio Grande do Sul tem 5 novos alertas do Inmet para as próximas horas

Foto: Inmet

O primeiro aviso meteorológico é para a Serra e parte do litoral norte. O alerta amarelo (perigo potencial) começou às 13 horas e segue até as 18 horas de hoje. A região poderá ter chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos de 40 a 60 km/h. 

O segundo alerta amarelo é para o Norte gaúcho, parte da Fronteira Oeste, Campanha, Centro e região metropolitana. Ele começou às 10 horas e seguirá vigente até as 23h59 deste domingo.

Os três outros alertas são laranjas (perigo). O terceiro alerta é para a Campanha e a Fronteira Oeste, que podem também ter fortes rajadas de vento. O alerta é válido até as 18 horas deste domingo.

LEIA MAIS: Até quando segue a onda de calor com máximas de 40°C no Rio Grande do Sul

O quarto é para o Sul e parte do centro do RS, alerta para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos de 60 100 km/h e queda de granizo. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O aviso é válido entre até as 10 horas.

Já o quinto alerta é para chuva no Leste do Estado, incluindo a Grande Porto Alegre. “Vento variando entre 60 km/h e 100 km/h. Risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações”, diz o Inmet. O alerta é válido entre as 22 horas de domingo e as 10 horas de segunda-feira. 

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

O que fazer em caso de mau tempo:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). 
Adicionar aos favoritos o Link permanente.