A lista de doenças que podem ser contraídas através de um único beijo na boca

O Carnaval está chegando e vale o alerta: um inofensivo beijo na boca pode ser via fácil de transmissão para várias doenças, especialmente quando um indivíduo apresenta sintomas ativos de infecções ou feridas orais.

Algumas doenças são transmitidas mais facilmente do que outras pela saliva ou feridas.

Algumas das doenças que podem ser transmitidas pelo beijo na boca 

Resfriados 

Muitos vírus diferentes podem causar o resfriado comum. Acredita-se que os resfriados sejam transmitidos pelo contato direto com o vírus. Você pode pegar o resfriado por meio de gotículas transportadas pelo ar ou pelo contato direto com secreções (fluidos e muco) do nariz e da garganta da pessoa infectada.

Febre glandular 

Também conhecida como doença do beijo. Febre glandular é o termo comum para uma infecção viral chamada mononucleose infecciosa, causada pelo vírus Epstein-Barr. O vírus é transmitido pela saliva e a infecção ocorre por contato.

Saliva e feridas presentes na boca podem ser vias de transmissão de doenças

Sífilis

Por ser uma infecção bacteriana, a sífilis pode ser transmitida pelo contato oral direto com uma ferida de sífilis. A maioria dessas feridas é encontrada nos lábios, na boca e nos órgãos genitais. Essas feridas são geralmente firmes, redondas e indolores e podem cicatrizar em 3 a 6 semanas.

Infecção por herpes

Vírus que são considerados parte da família do herpes incluem Epstein-Barr, varicela-zoster (causa catapora) e herpes simplex (causa herpes labial). O vírus herpes simplex pode ser transmitido por contato direto com o vírus ao beijar. O herpes é transmitido mais facilmente para outras pessoas quando as bolhas estão se formando ou já estouraram. O vírus pode ser “eliminado” (transmitido para outras pessoas) do local das bolhas, mesmo quando elas já estão curadas. 

Hepatite B 

O beijo também pode transmitir esse vírus, embora o sangue tenha níveis mais altos desse vírus do que a saliva. A infecção pode ocorrer quando sangue e saliva infectados entram em contato direto com a corrente sanguínea ou membranas mucosas de outra pessoa. (As membranas mucosas revestem várias cavidades do corpo, incluindo a boca e o nariz.) Uma pessoa tem mais probabilidade de ser infectada ao beijar se tiver feridas abertas na boca ou ao redor dela.

Doença meningocócica

Esta é uma condição potencialmente fatal que inclui meningite, inflamação das membranas (meninges) que envolvem o cérebro e a medula espinhal e septicemia. Essas bactérias podem ser disseminadas por contato direto ou por gotículas. Estudos mostram que, com relação ao beijo, apenas o beijo profundo parece ser um fator de risco.

Cárie dentária

Embora a cárie em si não seja contagiosa, as bactérias responsáveis por seu desenvolvimento, como o Streptococcus mutans, podem ser transferidas de uma pessoa para outra pela saliva. Se a pessoa que transmite essas bactérias tiver maus hábitos de higiene bucal e alto nível de bactérias cariogênicas, o risco de o parceiro desenvolver cáries pode aumentar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.