Pixelfed: alternativa descentralizada do Instagram chega ao Android e iOS

Desde que Elon Musk adquiriu o X/Twitter, usuários insatisfeitos iniciaram um movimento de migração para plataformas alternativas. Aquelas que compartilham algum nível de semelhança com o microblog. Agora, com as recentes mudanças da Meta, um fenômeno parecido começou a ocorrer com o Instagram. Veja abaixo o que é o Pixelfed.

Para quem não está familiarizado com a nova polêmica, Mark Zuckerberg anunciou uma flexibilização nas políticas de moderação de conteúdo e está encerrando o sistema de checagem de fatos da plataforma, que será substituído pelas notas da comunidade, o que repercutiu muito negativamente entre boa parte dos usuários de Instagram e Facebook.

Conheça mais do Pixelfed

Um dos principais beneficiados por essa migração de internautas é o Pixelfed, rede social muito parecida com o app da Meta, mas que funciona sob um protocolo descentralizado e oferece navegação sem a interrupção a presença de incontáveis anúncios dos mais variados segmentos.

A plataforma foi criada em 2018 por Daniel Supernault, que também é conhecido por sua própria versão descentralizada do TikTok, o Loops. Aliás, a variante alternativa da rede social de vídeos curtos também pode se beneficiar caso o app da ByteDance seja banido dos EUA no próximo domingo.

Recentemente, o Pixelfed afirmou que está registrando um nível de atividade sem precedentes e vem trabalhando para garantir a chegada de novas funcionalidades. “Estamos observando níveis inéditos de tráfego no pixelfed.social, trabalhando para manter o serviço funcionando e para oferecer recursos adicionais! Obrigado pela paciência”.

Meta: como deletar suas contas no Facebook, Instagram e Threads

Meta: União Europeia rebate críticas de Mark Zuckerberg

Nos últimos dias, o Pixelfed ganhou aplicativo para os sistemas Android e iOS, nos quais é possível compartilhar mídia com seguidores e visualizar conteúdo publicado pelos perfis assinados em ordem cronológica. Antes dos apps móveis, era possível utilizar a plataforma apenas nas versões web e através de apps terceiros.

Recentemente, alguns internautas perceberam que a Meta estava bloqueando links para o rival do Instagram compartilhados no Facebook. Contudo, aparentemente, a empresa restringiu as URLs externas por engano e, após algumas reclamações, removeu o bloqueio.

The post Pixelfed: alternativa descentralizada do Instagram chega ao Android e iOS appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.