Vídeo de meteorito é o 1º da história a registrar o som do impacto

A câmera residencial de um casal canadense conseguiu registrar, pela primeira vez, um vídeo com o som do impacto de um meteorito caindo na Terra.

O fato ocorreu no Canadá, em julho do ano passado. A Universidade de Alberta divulgou a história em um comunicado publicado na última segunda-feira (13).

Tudo começou quando o casal Joe Velaidum e Laura Kelly retornou de um passeio com seu cachorro. Aliás, o casal da pacata região de Marshfield, em Charlottetown, capital da Ilha do Príncipe Eduardo, província marítima do Canadá, saiu para passear com o pet minutos antes do impacto.

Surpreendentemente, o meteorito caiu exatamente onde Joe estava, pouco antes de sair de casa. Mas, quando o meteorito atingiu o chão, a câmera de segurança da casa registrou o momento em que o meteorito atinge a entrada da residência.

Imagem: Joe Velaidum/Reprodução

Ao retornar do passeio, o casal viu algo estranho no chão, similar a uma explosão de poeira e detritos brancos. Joe e Kelly verificaram as imagens da câmera de segurança da casa e notaram uma misteriosa nuvem de fumaça no local onde a mancha de poeira apareceu.

Após assistir ao vídeo, Joe Veladium disse à imprensa local que o som do impacto do meteorito era similar ao “barulho de um tiro de canhão”.

Na mesma entrevista, Veladium afirmou que percebeu que o conteúdo do vídeo era muito importante. Além disso, o casal recuperou cerca de 7 gramas do meteorito. Posteriormente, eles coletaram mais amostras usando um aspirador de pó e um ímã.

No entanto, o impacto do meteoro foi tão rápido que o objeto espacial intacto é visível em apenas dois frames do vídeo.

Veja a queda do meteorito:

Importância histórica do vídeo com o som da queda do meteorito

Mesmo assim, o vídeo do meteorito, sobretudo pelo registro do som do impacto, foi muito importante. Apenas 69 meteoritos foram encontrados e catalogados no Canadá. Aliás, o meteorito de Charlottetown foi o primeiro a cair na Ilha do Príncipe Eduardo.

As informações são da Meteoritical Society, organização que registra todos os impactos de meteoritos ao redor do planeta.

Chris Herd, professor de geologia espacial e curador da coleção de meteoritos da Universidade de Alberta – que fica do outro lado do Canadá – afirma que o vídeo com o som do meteorito é historicamente importante.

Herd, que confirmou que os detritos eram, de fato, um meteorito, afirmou que essa é a primeira vez que registram o som do impacto de um meteorito em vídeo.

A Universidade de Alberta, onde Chris Herd leciona, fica a cerda de 4,7 mil quilômetros da Ilha do Príncipe Eduardo.

No entanto, o professor e sua família fariam uma viagem de férias na província marítima, marcada para 10 dias depois do impacto do meteorito. Portanto, Herd e sua família aproveitaram para conhecer o casal e avaliar os detritos que eles coletaram.

Usando uma trena e uma colher, professor mediu as amostras e confirmou que elas se formaram pelo impacto de um meteorito. Herd recuperou uma parte dos fragmentos para incluir na coleção de meteoritos da Universidade de Alberta.

“Análises posteriores confirmaram que o Meteorito de Charlottetowen é um condrito comum, com características que ajudam a explicar porque ele se despedaçou assim que atingiu o solo”, diz um comunicado da Universidade de Alberta.

The post Vídeo de meteorito é o 1º da história a registrar o som do impacto appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.