CHUVA EM SC: Conheça o fenômeno que causou chuvas torrenciais em SC

As chuvas que afetaram cidades de Santa Catarina na quinta-feira (16), especialmente no litoral norte, foram causadas por uma combinação de fatores. Segundo a Defesa Civil, a circulação marítima, somada às características geográfica da região, motivaram as precipitações acima da média.

Circulação Marítima | abc+



Circulação Marítima

Foto: Defesa Civil-SC

O fenômeno é caracterizado por ventos úmidos que vem do mar, provocando chuvas contínuas e fortes. Observando os riscos de temporais, alagamentos e enxurradas, a Defesa Civil emitiu um aviso meteorológico para o Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

MAIS CHUVA EM SC: Saiba o que esperar do tempo nesta sexta-feira no litoral e região metropolitana catarinense

Conforme o órgão, a configuração geográfica da região é bastante específica, o que dificulta a estimativa dos volumes de chuva pelos modelos de previsão do tempo. Ainda de acordo com a Secretaria de Defesa Civil, a população deve acompanhar os alertas emitidos em tempo real, disponibilizados por meio de SMS.

As chuvas registradas na quinta-feira representam cerca de 70% do esperado para todo o mês de janeiro nos locais afetados. Balneário Camboriú, Itapema e Florianópolis foram os municípios com maior número de ruas alagadas, incluindo rodovias como a SC-401 e a BR-101.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.