“Estamos em pânico”: Gaúcha relata aflição em estrada alagada durante chuvarada em SC

A moradora de Novo Hamburgo e gerente financeiro Sandra Pinheiro Zambiasi, de 43 anos, se deslocou para Santa Catarina para aproveitar as férias de verão com a família. No entanto, o que iniciou como um momento de descanso, se encerrou em completo pânico. Ela é uma das milhares de pessoas que tentam trafegar no estado nesta quinta-feira (16), mas que não que conseguem em função das fortes chuvas que já resultaram, em um intervalo de 12 horas, em quase 180 mm em algumas cidades.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Situação da estrada SC-405 durante chuvarada | abc+



Situação da estrada SC-405 durante chuvarada

Foto: Sandra Pinheiro Zambiasi/Especial

Segundo a moradora hamburguense, a família, composta pelo marido Maico Zambiasi, 43, e os filhos de 13 e 15 anos, estava em Santa Catarina desde o dia 4 de janeiro e havia decidido retornar ao solo gaúcho nesta quinta. “Saímos do [bairro] Rio Vermelho, em Florianópolis, às 13h55, e não conseguimos sair da cidade. Estamos em pânico, presos há mais de 2 horas tentando sair de Florianópolis”, contou ela por volta das 16 horas.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

A família estava na SC-405 na tarde desta quinta, em um cenário de total alagamento. Sandra expôs ainda que o GPS alterava a rota ao RS a todo momento, e que a chuva continuava forte. “Não tem como parar ou descer do carro. Tranca nas áreas alagadas. Muito carro. Quase colidimos várias vezes.”

A forma que encontraram de se informar sobre a situação das estradas foi o rádio local. Sandra também recebeu um alerta para chuva emitido pela Defesa Civil, semelhante ao sistema implementado no Rio Grande do Sul no fim de 2024

Alerta enviado pela Defesa Civil de Santa Catarina indica cuidado com chuva forte | abc+



Alerta enviado pela Defesa Civil de Santa Catarina indica cuidado com chuva forte

Foto: Sandra Pinheiro Zambiasi/Especial

“No momento, o único plano é não deixar o carro imergir na água, pois devido à quantidade de carros, pedras, bloqueios…”, expõe Sandra. Segundo a moradora de Novo Hamburgo, os postos de combustíveis estão lotados de carros. “Não tem como parar, pois a situação vai piorar.”

Às 16h37, quase 3 horas após saírem de Rio Vermelho, a família conseguiu sair de Florianópolis, mas a situação continuava difícil nas estradas. Trechos da BR-101 e outras estradas catarinenses foram interditados em função da chuva. Cidades como Camboriú e Balneário Camboriú, famosa praia de Santa Catarina, decretaram situação de emergência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.