Fies terá mais de 112 mil novas vagas em 2025; saiba como se inscrever

O Ministério da Educação (MEC) vai ofertar 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2025. A novidade é que 50% das vagas serão reservadas para candidatos em situação de vulnerabilidade econômica, devidamente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

Os processos seletivos do Fies 2025 serão divididos em duas etapas: 67.301 vagas serão ofertadas no primeiro semestre e 44.867, no segundo semestre.

Os processos seletivos do Fies serão divididos em duas etapas em 2025

A resolução também antecipa a oferta de vagas semelhantes para os anos de 2026 e 2027, conforme previsto no Plano Trienal do Fies. Segundo o MEC, a medida visa garantir a continuidade e previsibilidade do programa de financiamento estudantil nos próximos anos.

O Fies é um programa de financiamento para estudantes em instituições de ensino superior privadas. Por meio do Fies, é possível usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pleitear um financiamento das mensalidades de uma instituição de ensino privada.

Diferentemente do Prouni, o programa não oferece bolsas de estudos, e sim um “empréstimo”. Depois de concluir a graduação, o candidato deverá quitar a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.

Quem pode se inscrever no Fies?

Para se inscrever, o candidato precisa ter:

  • participado de alguma edição do Enem a partir de 2010;
  • alcançado pontuação média nas quatro provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) igual ou superior a 450, e nota superior a zero na redação;
  • renda familiar mensal bruta per capita de 1 a 3 salários mínimos.

Como se inscrever?

As inscrições para o FIES ocorrem duas vezes por ano, antes do início das aulas em cada semestre.

Para se inscrever, o aluno deve:

  • Entrar em http://fies.mec.gov.br.
  • Clicar em “Minha Inscrição” e, em seguida, em “Fazer Cadastro”.
  • Digitar os dados de acesso da conta “gov.br” (CPF e senha).
  • Analisar os cursos com vagas disponíveis e escolher até três opções. É possível alterar essas informações quantas vezes quiser, até o encerramento das inscrições.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.