Meta é acusada de usar material pirata para treinar modelos de IA

A Meta é acusada de utilizar livros digitais obtidos em fontes piratas para treinar modelos de inteligência artificial. O processo já está em andamento há algum tempo, mas os documentos que contém detalhes sobre a batalha judicial não estão mais sob sigilo.

Como é o caso da Meta acusada de ser pirata

O caso em questão, “Kadrey v. Meta”, é apenas mais uma das várias ações movidas anteriormente contra bigtechs (Microsoft, Google, Amazon) nos últimos meses. As acusações são de uso de obras protegidas por direitos autorais para treinar IA sem autorização.

Os autos do processo revelam conversas ocorridas internamente que mencionam que um funcionário de alto escalão sobre o acrônimo “MZ” teria autorizado uso de bibliotecas clandestinas e download de materiais via Torrent para utilizar para o aperfeiçoamento edesenvolvimento de IA.

Assim, “MZ” seria justamente o CEO da companhia, Mark Zuckerberg, que teria dado sinal verde para utilização do material ilegal, mesmo com as preocupações levantadas por funcionários da empresa. Segundo o material, havia o chefe da companhia tinha plena ciência de que os materiais utilizados no conjunto para treinamento eram piratas.

LibGen é um portal que agrega uma série de documentos escritos, como livros, artigos acadêmicos e outros registros. Ele já foi alvo de uma série de ações judiciais, que resultaram em ordens para encerrar as atividades. Além de pagamento de multas por violação de direitos autorais.

Para que servem as linhas nas laterais do iPhone?

Tesla lança novo Model Y na China para concorrer com a BYD

Entre os autores do processo contra a Meta estão escritores renomados dos Estados Unidos, como Ta Nehisi Coates e Sarah Silverman. Ou seja, esta é mais uma das grandes polêmicas recentes em que a empresa está envolvida e podem contribuir para a deterioração de sua imagem pública.

A principal linha de defesa da companhia é o “uso justo”, argumento comum no sistema de direito americano que exime empresas de punições de violação de direitos. Contudo, desde que a obra seja utilizada para criar um produto inovador e com potencial transformador para a sociedade.

The post Meta é acusada de usar material pirata para treinar modelos de IA appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.