Polifenóis: os compostos que contribuem para a saúde do coração, do cérebro e da pressão arterial

Os polifenóis trazem benefícios significativos à saúde humana

Um número crescente de pesquisas aponta que uma dieta rica em compostos naturais presentes em alimentos vegetais traz uma ampla gama de benefícios à saúde. Esses compostos contribuem para a melhora da saúde cardiovascular e metabólica e podem ajudar a diminuir o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Estudos também indicam que o aumento do consumo de polifenóis pode auxiliar no combate aos sinais de envelhecimento da pele e na redução da circunferência abdominal.

Há ainda evidências de que o consumo de polifenóis pode aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, bem como reduzir a inflamação no corpo, razão pela qual se acredita que eles tenham o potencial de combater doenças neurodegenerativas.

Os polifenóis, um tipo de fitonutriente, são substâncias químicas naturais que as plantas produzem para se defender de ameaças externas, como insetos e radiação UV. Quando consumidos por humanos, eles oferecem propriedades protetoras semelhantes.

Onde os polifenóis são encontrados?

Os polifenóis estão presentes em uma ampla variedade de alimentos de origem vegetal. Altas concentrações são encontradas em frutas e vegetais com cores profundas ou vivas, como beterraba, amoras, azeitonas pretas, tomates muito vermelhos e folhas verdes escuras.

Além de proteger a planta, os fitonutrientes – incluindo polifenóis – também fornecem a ela um pigmento forte.

Chá, café,  chocolate amargo, azeite de oliva extravirgem, cúrcuma e vinho tinto também são excelentes fontes dessas substâncias.
 
Existem milhares de tipos desses fitonutrientes, como o resveratrol no vinho tinto, o ácido elágico nas nozes e as catequinas no chá. 

Testes mostraram que todos eles fazem coisas diferentes para a nossa saúde. Os flavonóis do cacau estão ligados à redução do risco de derrame e ataque cardíaco. As catequinas do chá verde podem afetar positivamente o metabolismo, circunferência da cintura e índice de massa corporal. E os polifenóis do hibisco ajudam a reduzir a pressão arterial.

Benefícios dos polifenóis para a saúde

  • Ação antioxidante: neutralizam os radicais livres, protegendo as células contra danos oxidativos.
  • Redução da inflamação: ajudam a controlar processos inflamatórios no corpo.
  • Melhora da saúde cardíaca: contribuem para a redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram a circulação sanguínea.
  • Controle do açúcar no sangue: podem ajudar na regulação da glicose, reduzindo o risco de diabetes tipo 2.
  • Proteção cognitiva: associados à redução do risco de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.
  • Saúde da Pele: auxiliam na prevenção de sinais de envelhecimento cutâneo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.