BR-116: Como estão os serviços de sinalização em Novo Hamburgo

A fim de melhorar o trajeto dos motoristas que trafegam pela BR-116 diariamente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deu continuidade, nesta segunda-feira (13), aos trabalhos de pintura das terceiras faixas da rodovia em Novo Hamburgo, entregues no segundo semestre de 2024.

Pintura das terceiras faixas da BR-116 causa interdição parcial em trecho de Novo Hamburgo | abc+



Pintura das terceiras faixas da BR-116 causa interdição parcial em trecho de Novo Hamburgo

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

A sinalização horizontal, que foi iniciada na quinta-feira (9), abrange o trecho entre a Scharlau, em São Leopoldo, até o viaduto da RS-239, no limite entre Novo Hamburgo e Estância Velha, nos dois sentidos da rodovia.

Neste início de semana, o trabalho está sendo realizado após a alça de acesso à rodovia, na altura do viaduto Ayrton Senna, em Novo Hamburgo, no sentido capital-interior. Por isso, é preciso redobrar os cuidados, já que há cones ocupando uma das faixas para que a empresa contratada pelo DNIT trabalhe no trecho.

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Com a obstrução temporária de uma das faixas, pode haver lentidão na rodovia durante o serviço das equipes. A recomendação é que os condutores tenham paciência e atenção redobrada quando trafegarem na BR-116 nos próximos dias.

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Por enquanto, a sinalização foi feita próximo à mureta central da rodovia e a linha pontilhada de uma das faixas. Os serviços devem continuar ao longo desta semana, no entanto, o Dnit não retornou aos questionamentos da reportagem referente ao cronograma das obras na rodovia.

Falta de sinalização prejudica motoristas

Desde a liberação provisória da terceira faixa durante o segundo semestre de 2024, os motoristas que trafegam pela BR-116 enfrentam dificuldades ao longo do trajeto por conta da falta de pintura e sobreposição de marcas antigas.

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O técnico em manutenção de piscinas Diego da Silva, 34, conta que utiliza a rodovia todos os dias para trabalhar. Ele elogia a nova faixa entregue pelo Dnit, no entanto, reclama da falta de sinalização horizontal. “Dificulta para andar por causa da pintura. Não dá para saber qual é a faixa correta. Eles poderiam agilizar um pouco mais rápido”, sugere.

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Outra dificuldade encontrada pelo motorista é em relação à sobreposição de marcas antigas onde já foi pintado. “Está atrapalhando onde tem a sinalização. Precisam apagar a pintura velha. Conforme vão pintando, o certo seria ir apagando a faixa antiga para os carros conseguirem localizar o carro na pista”, reclama Silva.

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