Square Enix estabelece políticas para proteger funcionários de assédio

A Square Enix divulgou na última sexta-feira (10) que está estabelecendo um novo conjunto de políticas que tem como objetivo proteger seus funcionários de assédio. Segundo a empresa, ela está se preparando para tomar ações quando consumidores usarem de violência, intimidação ou “outros meios” para interagir com seus trabalhadores.

Tais ações não somente impedem que nossos funcionários e parceiros engajem em seu trabalho com uma sensação de segurança, mas também causam instabilidades para outros consumidores”, afirmou a companhia. “A Square Enix não vai tolerar assédios e vai tomar ações conforme necessário”.

Square Enix estabelece políticas para proteger funcionários de assédio
Foto: Divulgação/Square Enix

Entre as medidas que estão sendo planejadas pela companhia está a interrupção de acesso a seus produtos para quem agir de maneira considerada exagerada. Além disso, em alguns casos ela pode acabar iniciando processos legais, bem como acionar procedimentos criminais contra os atacantes.

Square Enix reagiu a “fãs exagerados”

Embora a Square Enix não tenha deixado claro o que considera como assédio ou os motivos para as novas políticas, elas parecem estar relacionadas a jogos como Final Fantasy VII Rebirth. O capítulo mais recente do remake tomou decisões controversas sobre o relacionamento de Cloud, Aerith e Tifa, o que acabou deixando muitos fãs descontentes.

O assunto foi comentado em dezembro de 2024 por Briana White, que deu voz a Aerith. No X, ela afirmou que, quando era criança, sua mãe fazia com que ela e seus irmãos “tocassem narizes” quando estavam brigando, para resolver a situação. “Os shippers de FF7 precisam tocar narizes. Somos da mesma família e amamos estes personagens, então relaxem”, declarou a atriz.

Outro título da Square Enix que vem provocando reações exageradas é Final Fantasy XIV, que decepcionou muitos com sua expansão mais recente. Segundo Yoshida, um dos membros da equipe responsável “recebeu comentários muito negativos que quase parecem ataques pessoais”, explicando que situações do tipo só fazem com que desenvolvedores percam suas motivações — o que pode prejudicar a qualidade de games futuros.

Fonte: Eurogamer, Square Enix

Adicionar aos favoritos o Link permanente.