Secretaria de Meio Ambiente notifica empresa responsável pela coleta de lixo pela segunda vez em 30 dias

As novas reclamações de moradores sobre problemas na coleta de lixo terão consequências à empresa responsável pela coleta no município. A Prefeitura de Novo Hamburgo confirmou que notificará novamente a empresa nesta quinta-feira (9).

Moradores do bairro Rondônia voltam a reclamar de problemas com a coleta de lixo | abc+



Moradores do bairro Rondônia voltam a reclamar de problemas com a coleta de lixo

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Esta será a segunda notificação expedida pela Secretaria de Meio Ambiente em apenas 30 dias devido a falhas no recolhimento de resíduos. A primeira notificação ocorreu em dezembro de 2024, após uma série de reclamações de moradores sobre lixeiras lotadas e acúmulo de sacolas pelas ruas.

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova reforma administrativa com redução de secretarias e CCs em Novo Hamburgo

“Já determinamos um fiscal para verificar a situação e acompanhar as rotas dos caminhões. A empresa foi notificada assim que tivemos as primeiras reclamações [em dezembro], e vamos notificar novamente. Se for necessário, a gente vai autuar, aplicar a multa contratual por descumprimento de contrato”, afirmou o secretário Anderson Bertotti.

Novas reclamações no bairro Rondônia

A nova notificação foi motivada por um registro de reclamação feito nesta quinta-feira (9) por moradores da rua Pedro Petry, no bairro Rondônia. Eles relataram que os caminhões passaram pela via, mas recolheram apenas parte dos resíduos, deixando sacolas acumuladas nas lixeiras e nas calçadas.

Nesta semana, moradores da rua Roca Sales, também no Rondônia, já haviam relatado problemas semelhantes. Em um trecho da via, o lixo acumulado em um container nos fundos do Parque Municipal Floresta Imperial não era recolhido há algumas semanas.

As queixas sobre a coleta de lixo em Novo Hamburgo se tornaram recorrentes desde o final de 2024. Após o Natal, moradores de bairros como Operário, Vila Nova, Boa Saúde e Petrópolis relataram lixeiras abarrotadas e sacolas acumuladas em vias como Mem de Sá, Visconde de Macaé e Estrada Presidente Lucena.

Secretário reforça a importância de formalizar reclamações

O secretário Anderson Bertotti destacou a necessidade de os moradores formalizarem suas reclamações diretamente com a Secretaria de Meio Ambiente. “É muito importante que as pessoas liguem e passem a informação para o setor. Muitas vezes a gente não fica sabendo diretamente, e sim pela imprensa. Se a pessoa ligar para cá, a gente prontamente vai resolver”, afirmou.

O contato pode ser feito pelo telefone (51) 3594-9999, diretamente com a Diretoria de Limpeza Urbana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.