5 ideias malucas de cientistas para salvar o clima do planeta

Com a crise climática cada vez mais urgente, soluções convencionais podem não ser suficientes para salvar o planeta do crescente aquecimento global. Por isso, cientistas têm proposto intervenções inusitadas para tentar reverter essa situação.

Entre as ideias, estão intervenções atmosféricas, projetos no espaço e até mesmo a “fertilização” dos oceanos. Confira cinco dessas propostas surpreendentes para salvar o clima do planeta:

1. Nuvens brilhantes contra o sol

A técnica de “cloud whitening” propõe o uso de torres em barcos autônomos que pulverizam gotículas de água do mar na atmosfera. Dessa forma, essas gotículas criariam nuvens mais claras, capazes de refletir mais luz solar de volta ao espaço.

A ideia, além de inovadora, tem o potencial de reduzir o aquecimento global, mas exige estudos adicionais para avaliar seus impactos ambientais em grande escala​.

Apesar da iniciativa já ser defendida por muitos cientistas, o tema tem levantado polêmica na União Europeia. Consultores do bloco afirmaram nesta semana que a Europa deve proibir espelhos espaciais, clareadores de nuvens e outras ferramentas não testadas.

Os críticos argumentam que a geoengenharia não aborda o problema fundamental dos poluentes que retêm o calor e sufocam a Terra e que se tratam, na verdade, de uma solução temporária.

2. Icebergs feitos à mão pelo clima do planeta

Uma equipe de cientistas indonésios projetou submarinos capazes de criar icebergs artificiais. A água do mar é dessalinizada e congelada dentro das embarcações, formando blocos de gelo hexagonais.

Essa ‘fábrica de gelo’ flutuante possui um tanque que retira a água do mar e a trata por osmose reversa, ou seja, transfere o líquido através de uma membrana para reduzir sua salinidade. Assim, ao separar o sal da água, a criação de gelo é facilitada, pois é necessário menos frio para o congelamento.

Dessa forma, a proposta visa repor o gelo perdido no Ártico e desacelerar a elevação do nível do mar embora sua viabilidade dependa de testes práticos.

3. Espelhos espaciais

Uma solução futurista sugere colocar espelhos ou partículas reflexivas em órbita para desviar a luz solar antes que ela atinja a Terra. Embora essa abordagem de geoengenharia espacial possa reduzir as temperaturas globais, enfrenta desafios técnicos e custos elevados.

Além disso, sua implementação exige infraestrutura avançada e monitoramento contínuo​

4. Fertilização dos oceanos

Imagem: Sergii Petruk/Freepik

Adicionando ferro aos oceanos, seria possível estimular o crescimento de fitoplâncton, que são microrganismos que absorvem dióxido de carbono e, ao morrer, transportam o carbono para o fundo do mar. Assim, essa técnica poderia reduzir os gases de efeito estufa, mas levanta preocupações sobre impactos adversos nos ecossistemas marinhos​.

5. Injeção de enxofre na atmosfera para diminuir o clima do planeta

Injeção de aerossóis na estratosfera é estudada na gestão de radiação solar e busca reproduzir erupções de vulcões, que lançam dióxido de enxofre. Foto: Sasin Tipchai/Pixabay

Inspirados pelas erupções vulcânicas, que têm um efeito temporário de resfriamento, cientistas sugerem injetar partículas de enxofre na atmosfera.

Assim, o método bloquearia parte da radiação solar, reduzindo as temperaturas. Contudo, há riscos como a formação de chuva ácida e a necessidade de reaplicações constantes​. Entenda como funciona:

Aumentar a quantidade de aerossóis na atmosfera poderia barrar a chegada à Terra de uma pequena fração da luz solar. Imagem: Fapesp/Reprodução

The post 5 ideias malucas de cientistas para salvar o clima do planeta appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.