Deixaram saudade: 7 personalidades brasileiras que morreram em 2024

O ano de 2024 foi marcado por perdas significativas de personalidades brasileiras que deixaram contribuições duradouras para a cultura, o esporte e a comunicação. De comunicadores que moldaram gerações a ícones da música e do esporte, esses nomes permanecerão como referências em suas áreas.

Silvio Santos (93 anos)

O apresentador e empresário Silvio Santos, referência na televisão brasileira, morreu em 17 de agosto de 2024, aos 93 anos. Considerado “eterno” por muitos, ele é o criador de um império midiático, transformando o SBT em uma das maiores emissoras do país, além de ser um dos comunicadores mais reconhecidos da história nacional.

E o sucesso é não só no carinho público, mas também financeiro. A Folha de S.Paulo revelou em 2024 que seu patrimônio líquido atingiu R$ 3,9 bilhões, incluindo imóveis e pelo menos 35 empresas..

Ziraldo (91 anos)

O cartunista e escritor Ziraldo, criador de obras como O Menino Maluquinho, encerrou sua trajetória aos 91 anos em abril deste ano. Um dos autores mais produtivos do país, ele contribuiu para a literatura e os quadrinhos, marcando várias gerações com sua criatividade e impacto cultural.

Ziraldo mudou campanhas de prevenção da saúde, dizem especialistas

Ziraldo produziu campanhas de prevenção da saúde. Imagem: Ziraldo/Divulgação

Além disso, também deixou seu inconfundível traço no mercado publicitário, criando campanhas para o poder público e para marcas como Antartica e Rei do Mate.

Sergio Mendes (83 anos)

O músico Sergio Mendes, responsável por levar a bossa nova para palcos internacionais, morreu em novembro aos 83 anos. Com uma carreira que acumulou hits globais como “Mas Que Nada”, “Magalenha” e “Real in Rio”, ele foi um dos artistas brasileiros mais influentes nos Estados Unidos, conquistando o público com seu som inovador.

sergio mendes

Imagem: Reprodução/SF Jazz

É dele o recorde de melhor posição alcançada por um brasileiro na Hot 100, principal parada musical dos Estados Unidos, o maior número de semanas aparecendo na parada e o maior número que músicas que atingiram o top 10 da Hot 100.

Cid Moreira (97 anos)

Locutor, narrador, apresentador e uma das vozes mais reconhecidas do Brasil, Cid Moreira morreu aos 97 anos em outubro deste ano. Uma das maiores personalidades brasileiras da televisão, ele marcou a história do telejornalismo brasileiro com sua atuação no Jornal Nacional.

Cid Moreira, lendário jornalista da TV Globo. Foto: Reprodução

Durante 26 anos, Cid foi o principal rosto do JN. Sua voz tornou-se sinônimo de credibilidade, e seu “boa-noite” diário marcou a televisão brasileira.

Maguila (66 anos)

Outubro também foi o mês de morte de Maguila, ex-campeão mundial de boxe, aos 66 anos. Reconhecido por suas conquistas no esporte, ele popularizou o boxe no Brasil, tornando-se uma figura central na história esportiva do país.

A causa da morte de Maguila também chamou atenção, já que o ícone do esporte morreu de encefalopatia traumática crônica (ETC), que teria sido provocada por sua atuação no boxe, com repetidas lesões na cabeça. Também conhecida como “demência do pugilista”, a ETC é uma forma de demência que dificulta o pensamento, a aprendizagem e a memória.

personalidades brasileiras

Pugilista Maguila. Foto: Reprodução

Maguila lutou 85 vezes na carreira, com 77 vitórias, e tem entre os títulos um Mundial de Boxe, pela Federação Mundial de Boxe, em 1995. Das vitórias de Maguila, 68 foram por nocaute.

Anderson Leonardo (51 anos)

No começo deste ano, o vocalista do grupo Molejo, Anderson Leonardo faleceu aos 51 anos vítima de câncer. Ele marcou o pagode nacional nos anos 1990 com sucessos que se tornaram trilha sonora de uma época.

anderson leonardo molejo personalidades brasileiras

Imagem: Reprodução

Nascido no Rio de Janeiro, Anderson é um dos formadores do grupo carioca de pagode, junto com Andrezinho, Claumirzinho, Lúcio Nascimento, Robson Calazans e Jimmy Batera.

Mário Jorge Lobo Zagallo (92 anos)

Zagallo, personalidade brasileira do futebol, faleceu aos 92 anos em janeiro. Como jogador e treinador, ele acumulou títulos importantes pela Seleção Brasileira, sendo o único a conquistar a Copa do Mundo em ambas as funções.

O ex-jogador é tão lembrado e não é atoa: ele foi a única pessoa a estar presente em quatro títulos de Copa do Mundo: em 1958 e 1962, como jogador, em 1970, como técnico, e em 1994, como coordenador técnico.

Ele comandou a Seleção em 1974, alcançando o quarto lugar, e em 1998, quando foi vice-campeão. Além disso, atuou como coordenador em 2006.

personalidades brasileiras zagallo

The post Deixaram saudade: 7 personalidades brasileiras que morreram em 2024 appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.