Natal chegando: seus enfeites luminosos estão instalados com segurança?


Energisa alerta que improvisos de extensões, tomadas e outros equipamentos de iluminação podem causar acidentes, além de desperdício de energia. Árvores coloridas e pisca-piscas: a combinação básica de qualquer decoração natalina seja em casas, comércios ou ambiente de trabalho. Pois então, a dica de hoje vale para quem já entrou no clima e, também, para quem vai montar a decoração nos próximos dias. Seja qual for o seu investimento, para que o Natal seja celebrado com alegria é indispensável que os enfeites sejam instalados com segurança.
Quando se trata de iluminação, improvisos de extensões e compartilhamento de tomadas podem causar acidentes, além de potencializar o desperdício de energia elétrica, conforme alerta o coordenador de Segurança da Energisa Mato Grosso do Sul, Wagner Lima.
Pisca pisca
Divulgação.
“Os cuidados gerais devem começar pela verificação da capacidade da rede elétrica da sua casa ou comércio. Escolher produtos de qualidade e com certificação do Inmetro ou da ABNT é fundamental também. Basta observar nas embalagens todas as informações de segurança, indicações de potência, referência de tensão e instruções de uso. E ainda: não conecte muitos equipamentos em uma mesma tomada ou extensão”, orienta Wagner.
Com relação às luzes, Wagner alerta que aquelas usadas para decorar a parte exterior devem ser projetadas especificamente para uso ao ar livre. Certifique-se de que as luzes sejam compatíveis com a tensão da sua rede elétrica (127V ou 220V). Não use luzes danificadas: verifique se elas estão em boas condições antes de usá-las. Desligue as luzes quando não estiver em uso: isso ajuda a evitar superaquecimento e economiza energia.
Além disso, os equipamentos elétricos não devem ficar próximos a materiais inflamáveis como papel, papelão, tecido, isopor, madeira ou plástico. As luzes devem ser instaladas de modo que não haja possibilidade de contato com esses materiais citados. O alerta vale ainda para os enfeites em áreas externas. Isso porque, estando sob os efeitos da chuva, do sol e do vento, pode haver um desgaste dos fios, o que aumenta os riscos de acidentes.
Natal 2025
Divulgação.
Se a ideia é aproveitar os pisca-piscas comprados em anos anteriores, deve-se analisar se os fios estão ressecados, descascados ou rompidos. Se estiverem nessas condições, descarte-os e adquira outros em bom estado.
Por fim, o coordenador destaca uma conduta irregular repetida por muitas pessoas na hora de instalar a iluminação natalina: uso de “Ts” para ligar vários equipamentos em uma mesma tomada. Essa prática pode resultar em uma sobrecarga de energia ou aquecimento da fiação, tomadas, pinos e conexões. Tais condições podem ocasionar problemas sérios como perda de energia, queima de equipamentos, choques elétricos e até incêndios. “Então, antes de improvisar, lembre-se que a segurança deve estar em primeiro lugar em qualquer período do ano, inclusive nas decorações de Natal”.
De acordo com o profissional, caso seja necessário criar instalações para que as luzes sejam acesas, é interessante que um profissional capacitado realize o serviço. Ele ainda destaca que nenhuma instalação deve ser feita próxima da rede de energia.
Confira dicas adicionais:
• Passar fios por baixo de tapetes ou por trás de cortinas também aumenta o risco de acidentes;
• Escolha extensões com certificação e capacidade adequada para a carga que você vai conectar;
• Evite cabos cruzados: Mantenha os cabos organizados e evite cruzamentos para evitar curtos-circuitos;
• Não manuseie as luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados;
• Não deixe que crianças e pets brinquem ou fiquem próximos dos enfeites com instalações elétricas;
• Estabeleça um horário para ligar e desligar os enfeites luminosos;
• Sempre que sair de casa, desligue tudo da tomada para contribuir para redução do valor da conta de energia e evitar acidentes.
Seguindo esses cuidados, você pode garantir uma decoração de Natal segura e iluminada!
Adicionar aos favoritos o Link permanente.