Mil CircoLartes realiza atividades gratuitas na Semana Inclusiva com a temática “TransformARTE”

 

 

O grupo Mil CircoLartes participará do evento TransformARTE, no Centro Cultural Vila Nogueira, na região metropolitana de São Paulo, com o espetáculo “Pequenos Artistas”, em 01 de dezembro, às 10h. A apresentação será realizada pelo grupo CAPSIJ de Diadema, formado por jovens que, além de utilizarem serviços de saúde mental, são aprendizes da arte circense com o Mil CircoLartes. O objetivo do TransformARTE é promover a inclusão social e o bem-estar por meio da arte, oferecendo uma oportunidade para que pessoas com deficiência e quem recebe acompanhamento psicológico ou psiquiátrico possam se expressar, se desenvolver e participar de atividades culturais.

 

Ao longo da performance, as crianças e os jovens artistas do CAPSIIJ  – Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, de 08 a 17 anos, mostram como a arte circense pode ser um caminho para o desenvolvimento pessoal e coletivo, Entre os números circenses terá: mágica, malabares e equilibrismo.

Além disso, o Mil Circolartes fará dois espetáculos circenses para toda a família, como parte do encerramento das oficinas culturais do Centro Cultural Vila Nogueira. Às 10h30,  terá a apresentação de circo “O Estranho Mundo de Jack”, inspirada no clássico cinematográfico que explora a importância de respeitar as raízes e identidade, através de uma jornada de autodescoberta e reflexão sobre os papéis que os seres humanos desempenham no mundo.

Já às 11h10, terá o espetáculo “Divertidamente”,  baseado no filme homônimo, para trazer ao palco um olhar profundo sobre a importância de compreender e respeitar as emoções. O espetáculo utiliza a linguagem circense para abordar, de forma lúdica e envolvente, a complexidade das emoções humanas, incentivando a empatia, o autoconhecimento e a conexão com os sentimentos.

Depoimentos das mães dos alunos:

Simone Freitas Dias, conhecida como Meg nas redes sociais e mãe de Pyetro Alexandre Dias, de 12 anos, compartilha a animação do filho em participar do TransformARTE e destaca o desenvolvimento desde que começou a ter aulas com o Mil CircoLartes. “Cada vez que ele participa das aulas, quer me mostrar a habilidade que aprendeu. A mudança foi tão grande que até na escola ele já é outra criança: está mais criativo e fez mais amizades. O Pyetro tem autismo, hoje ele ama fazer mágica e está confiante, antes, ele era agressivo e tímido. O Mil CircoLartes despertou o lado artístico dele”, afirma Meg.

 

Simone com o filho Pyetro Alexandre que estará no TransformARTE. Moradores da Vila Paulina, no município de Diadema, na região do Grande ABC

Outra mãe que vê benefícios nas aulas circenses é Evellyn Silvia Lopes Rebouças, mãe do autista Gustavo Rebouças Soares, de 12 anos. Ela é moradora de Serraria, em Diadema, e conta que o filho apresenta períodos de hiperfoco, contudo as atividades de circo têm sido positivas para ele. “As aulas ajudaram Gustavo a interagir com os amigos, despertaram novos interesses e estimularam a criatividade. Antes, ele não queria participar, mas agora tem prazer em mostrar o que aprendeu. Ele fica impressionado com as mágicas e se sente mais confiante nas aulas de equilíbrio. É um projeto que faz muito bem a ele”, diz Evellyn.

Edson MilHouse, Diretor Geral do Mil CircoLartes, cita que é uma honra para o Mil CircoLartes participar do TransformARTE. “Os jovens artistas do CAPSIJ e do Centro Cultural Vila Nogueira demonstram como a arte circense é um caminho para o desenvolvimento pessoal e social, promovendo confiança. Estamos aqui para fortalecer que a arte é para todos e que, juntos, possamos criar um mundo mais inclusivo e acolhedor”.

 

A Semana Inclusiva é um evento que promove a inclusão social com ações culturais e educativas voltadas para pessoas com deficiência e outras vulnerabilidades, organizado por instituições públicas e privadas com apoio das prefeituras e secretarias de cultura e saúde. A realização do TransformARTE é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de Diadema e a participação do Mil CircoLartes, de forma independente, acontece por meio de um convite da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Diadema.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.