Vai nevar no RS? Reforço de ar polar prolonga frio e marcas podem chegar a -7ºC nos próximos dias; confira

O amanhecer do domingo (11) de Dia dos Pais foi marcado por frio intenso no Rio Grande do Sul. Em Vacaria, no nordeste gaúcho, fez -1ºC nas primeiras horas do dia. A onda de frio que atinge o Estado nos últimos dias deve continuar e segundo a MetSul Meteorologia um reforço de ar polar ingressa nas próximas horas no Sul e no Sudeste do Brasil e intensifica o frio, possibilitando registro de geada generalizada e até ocorrência de neve ou chuva congelada.

Geada em São Francisco de Paula



Geada em São Francisco de Paula

Foto: Patrícia Viale/Portal Serrano/Divulgação

De acordo com a MetSul, uma massa de ar frio de trajetória continental ingressou no fim da semana passada e provocou queda acentuada da temperatura. Com isso, no planalto sul de Santa Catarina teve registro de neve e chuva congelada entre as últimas horas da sexta-feira (9) e o começo do sábado (10) na área de São Joaquim.

“Um ciclone extratropical no Atlântico Sul impulsiona uma nova frente fria com aumento de nebulosidade e que já trazia muitas nuvens na manhã deste domingo para o Sul do Rio Grande do Sul. Essa faixa de nuvens do sistema frontal avança agora para Norte, precedendo o reforço de ar polar”, explica a empresa especializada em meteorologia.

Leia mais: BR-116: Sem barreiras impeditivas, motoristas já exploram terceira faixa no trecho entre Novo Hamburgo e Estância Velha

O reforço do ar polar que ingressa nas próximas horas é acompanhado com vento e conforme o prognóstico da MetSul, nesta segunda-feira (12) as rajadas de 40 a 70 km/h em cidades do sul e leste do RS baixam a sensação térmica e aumentam a sensação de frio.

Temperatura pode chegar a -7ºC

A MetSul alerta dias de muito frio. Segundo a empresa, o reforço de ar polar prolonga os dias de baixas temperaturas. “A primeira metade desta semana será marcada por noites frias a muito frias no sul e no sudeste do Brasil, onde a influência do segundo pulso de ar frio será maior. As mínimas vão seguir abaixo de zero em vários estados das duas regiões”, pontua.

Veja também: Jovem de Novo Hamburgo é coroada Miss Universe Rio Grande do Sul 2024

Na terça-feira (13), deve ser registrado o amanhecer mais frio na região Sul do País, com mínimas perto de 0ºC e negativas em grande número de cidades. Nas áreas de maior altitude, os termômetros podem indicar mínimas de até -7ºC.

Neste dia, em Porto Alegre o amanhecer poderá registrar 4ºC ou 5ºC no Jardim Botânico, mas no Sul da cidade pode fazer 1ºC ou 2ºC. Na Grande Porto Alegre, a terça amanhecerá com 0ºC a 2ºC.

Neve ou chuva congelada no RS?

Nos últimos dias, gaúchos e turistas têm vivido a expectativa de neve. Embora não tenha ocorrido o fenômeno a possibilidade ainda não está descartada no RS. Conforme a MetSul, a chance é de pequena a média, seja chuva congelada ou neve fraca, entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira.

Confira: DIA DOS PAIS: Comemoração é em dobro para família que gerou bebê com DNA dos dois pais

“A chance de precipitação invernal se concentra nas áreas de maior altitude do nordeste gaúcho e do planalto sul catarinense. Se nevar, a probabilidade é mais alta em cotas acima de 1200 mm de São José dos Ausentes e do planalto sul catarinense. Em cotas de 800 m a 1000 m na Serra gaúcha não se afasta chuva congelada”, indica a previsão da MetSul.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.