SteamOS está prestes a chegar ao ROG Ally e outros dispositivos

O SteamOS é o sistema operacional usado pelo Steam Deck, porém a Valve indica que o software não permanecerá exclusivo em sua plataforma por muito tempo. A última versão beta disponível revela que há planos de disponibilizar ele também aos portáteis ROG Ally e talvez outros em um breve futuro.

Uma das linhas descritas na atualização é bem específica e traz esperança aos usuários que não desejam permanecer jogando via Windows 11 como atualmente: “adicionado suporte para botões extras do ROG Ally”. Este é um indicador bem forte de que pretendem disponibilizar seu sistema aos demais dispositivos gaming.

SteamOS vai chegar primeiro a outros portáteis e somente depois nos PCs
Divulgação/Valve

A Valve não se pronunciou sobre quando uma versão do SteamOS estará disponível no ROG Ally da ASUS ou em outros portáteis, porém se há dados sobre isso no sistema, ao menos indica que estão testando as opções disponíveis e considerando um lançamento em breve.

Um dos pontos positivos é que o sistema operacional da Valve é voltado para os dispositivos gaming – com melhorias próprias para estes e também se focando em trazer uma experiência mais específica do que temos nos demais.

Divulgação/Valve

Isto também pode indica a agilidade na mudança de postura da corporação sobre seu Steam Deck e o sistema SteamOS. Ampliar sua área de atuação pode auxiliar fabricantes a trabalharem em conjunto com eles, trazendo ainda mais consumidores para sua plataforma – mesmo aqueles que não desejam adquirir seu hardware.

Veja mais:

SteamOS no ROG Ally X

Além de já ter revelado planos para levar o seu software para outras fabricantes, é importante ressaltar que não apenas estão seguindo a escolha óbvia – já que o ROG Ally é um dos principais concorrentes do Steam Deck no mercado – como também disponibilizá-lo agora é um momento bem oportuno.

ASUS ROG Ally s
Divulgação/ASUS

A ASUS acabou de lançar o ROG Ally X, o que pode significar que a Valve decidiu liberar o SteamOS para chegar até ele e permitir que os consumidores que optem pelo novo portátil possam fazer o download e jogar em sua plataforma de forma independente do dispositivo que decidiu adquirir. Mais detalhes devem ser divulgados em breve.

Fonte: PCGamer

Adicionar aos favoritos o Link permanente.