
Com a chegada das APUs AMD Strix Point (Ryzen AI 300) ao mercado, ao menos neste momento inicial temos ela equipada apenas em notebooks e dispositivos das principais parceiras comerciais da fabricante. No entanto, a AOOSTAR revelou que os demais receberão os novos processadores mobile a partir do mês de outubro.
Isso significa que o uso dos chips com arquitetura Zen5 e RDNA 3.5 em mini PCs e portáteis gaming será visto com frequência por volta do fim de 2024 – algo que os fãs estiveram esperando desde o anúncio oficial da nova linha.

A AOOSTAR, que fabrica mini PCs, revelou através de seu Discord que os demais fabricantes receberão as APUs AMD Strix Point apenas em outubro – em previsões positivas – e revelam que não puderam testar o processador ainda, mesmo com suas placas-mãe prontas para utilizá-lo.
Levando em consideração que o Ryzen AI 300 também dá suporte ao SoC FP8, devemos ver mainboards similares às utilizadas nas últimas gerações Phoenix e Hawk Point. No entanto, ainda não foi revelado como serão os modelos e como aproveitarão a tecnologia dos novos processadores.

Enquanto a chegada das APUs AMD Strix Point em mini PCs e portáteis gaming é inevitável, vale notar que nenhuma fabricante fora do “círculo interno” teve a oportunidade de testar os novos hardwares – logo, serão poucos os produtos equipados com eles deste nicho que devem ser revelados ao público até sua ampla disponibilidade.
Veja mais:
- APU AMD Strix Halo é comparada a RTX 4070M em vazamento
- NVIDIA cria programa focado em GPUs para entusiastas de Mini PCs
- REVIEW | AMD Ryzen 7 9700X – alta performance com baixíssimo consumo e aquecimento
Presença ampla das APUs AMD Strix Point
É importante notar que os principais portáteis gaming, em sua grande maioria, utilizam os processadores das linhas anteriores da AMD. Com o lançamento de APUs Strix Point ao mercado, é possível que a Valve, ASUS e Lenovo também considerem o uso destes modelos para as próximas versões de seus dispositivos.
Já a MSI fechou um acordo com a Intel, anunciando seu futuro MSI Claw 8 AI+ com os processadores Core Ultra 200V (Lunar Lake). Além disso, a empresa revelou que seus dispositivos MSI Claw “comuns” também receberão uma versão com as CPUs mobile que serão lançadas em setembro de 2024.
Fonte: Videocardz