Trilhatec: programa do governo de PE oferece mais de 20 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos; saiba como se inscrever


Vagas são para estudantes do ensino médio e da EJA na Região Metropolitana, na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão do estado. Inscrições seguem até quarta-feira (14). Imagem de arquivo mostra eletricista
Divulgação/EDP
Ficam abertas, até quarta-feira (14), as inscrições para mais de 20 mil vagas em cursos de formação profissional oferecidos pelo programa Trilhatec, da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco . As oportunidades são distribuídas em 49 cursos presenciais e a distância na Região Metropolitana, na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão do estado.
As inscrições são feitas na internet. Esta é a primeira edição do programa, que foi lançado pelo governo de Pernambuco na quinta-feira (8) e contempla estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp
O total de vagas anunciado pelo governo do estado foi de 35 mil. No entanto, esse número é resultado da soma do total de vagas previstas para os três anos do programa. Para 2024, o total de oportunidades ofertadas é de 20.675.
Entre os cursos oferecidos, estão os de assistente de logística, operador de computador com ênfase em desenvolvimento de sistemas, almoxarife, recepção de hotelaria, eletricista, confeitaria e empreendedorismo digital.
Para se inscrever, o candidato precisa ter mais de 14 anos e anexar os seguintes documentos no site:
Histórico escolar, certificado de conclusão do ensino fundamental ou declaração de matrícula no ensino fundamental ou ensino médio;
Carteira de identidade (RG);
CPF;
Comprovante de residência com CEP;
Uma foto 3×4.
De acordo com o edital, o candidato pode se inscrever em apenas uma opção de curso e polo. Caso ele não tenha acesso à internet, a matrícula também pode ser feita presencialmente no polo desejado.
As aulas acontecem em escolas públicas estaduais de acordo com o curso escolhido. Os locais e cursos disponíveis estão listados no edital de cada uma das instituições de ensino coordenadoras. São elas:
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de Pernambuco (Senai);
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Estado de Pernambuco (Senac);
Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar);
Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta).
Cronograma
A seleção é feita por ordem de classificação. No edital, consta o seguinte cronograma do processo seletivo:
16 de agosto: divulgação das inscrições aprovadas no site da secretaria;
22 de agosto: início das aulas, conforme o cronograma de cada curso;
30 de agosto: divulgação das vagas remanescentes dos cursos;
De 2 a 4 de setembro: período de inscrição para essas vagas remanescentes.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.