Item 3: Marujada de Guerra do Caprichoso e Batucada do Garantido fazem o som que dá vida ao Festival


Ao g1, os responsáveis pela Marujada de Guerra e pela Batucada expressaram como é defender o item dentro da arena. Marujada (Caprichoso) e Batucada (Garantido)
Redes sociais
No sincronismo das batidas surge o som que dá vida ao boi-bumbá. O Item 3 em julgamento no Festival Folclórico de Parintins pelo Caprichoso é a Marujada de Guerra e, pelo Garantido, é a Batucada.
A disputa, que acontece no “Bumbódromo”, na Ilha Tupinambarana, conta com 21 itens oficiais de cada boi-bumbá. Entre eles, o item 3, defendido pela Marujada e pela Batucada, considerados responsáveis pela sustentação rítmica que usa o agrupamento de instrumentos de percussão na base da apresentação.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
LEIA MAIS:
Conheça os 21 itens de Caprichoso e Garantido que disputam o Festival de Parintins
Festival de Parintins: conheça mais sobre o maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo
Ao g1, os responsáveis pela Marujada de Guerra e pela Batucada expressaram como é defender o item dentro da arena.
Marujada de Guerra
Marujada de Guerra do Caprichoso.
Reprodução/Redes Sociais
Márcio Cardoso é o comandante da Marujada de Guerra do Boi Caprichoso, em Parintins. Para ele, poder defender o item pelo boi Caprichoso é uma representação do amor que ele tem pelo boi-bumbá e pela música.
“Eu estou há 14 anos na frente da Marujada de Guerra como mestre e para mim é muito gratificante isso, que eu nasci no meio da brincadeira de boi aqui de Manaus. Sempre toquei percussão, desde criança sou apaixonado por música. Eu me sinto muito feliz de estar aqui e fazer parte do Boi Caprichoso, da minha Marujada de Guerra, da nossa né? Não é minha não”, disse.
Batucada
Batucada do Garantido.
Reprodução/Redes Sociais
Francisnaldo Pinheiro é o mestre de Batucada do Garantido em Manaus. Ele contou que todos se preparam para que as apresentações saiam como esperado após ensaios que antecedem o festival.
“Eu entrei no Garantido quando eu tinha 17 anos, em 1998. Hoje eu estou completando 26 anos na batucada do garantido. Eu sou mestre em Batucada desde 2016 aqui em Manaus. A Batucada, ela é o que conduz o ritmo e as toadas dentro do festival. a gente tem sempre em mente fazer sempre um bom trabalho, sempre manter a batucada bem afiada, os instrumentos também e com as toadas preparadas para ser executado ao vivo”, afirmou.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.