
A disputa com candidatos a prefeito de Blumenau tem cinco concorrentes na disputa após as convenções dos partidos. O pleito no primeiro turno está marcado para 6 de outubro, com votação a partir das 8h até às 17h, considerando o horário de Brasília.

Cidade terá cinco candidatos a prefeito de Blumenau – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND
Os candidatos a prefeito de Blumenau têm até 15 de agosto para protocolarem as documentações ao TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina), que analisará se os critérios foram cumpridos. O pedido de registro também deverá constar o nome do vice-prefeito.
Quem são os candidatos a prefeito de Blumenau
- Ana Paula Lima (PT)
- Egidio Ferrari (PL)
- Odair Tramontin (Novo)
- Ricardo Alba (Podemos)
- Rosane Magaly Martins (PSOL)
Veja o perfil dos candidatos a prefeito de Blumenau
Ana Paula Lima (PT)
Natural de Curitiba, no Paraná, a deputada federal Ana Paula Lima, de 60 anos, é pré-candidata à Prefeitura de Blumenau pelo PT (Partido dos Trabalhadores). Ela foi a primeira mulher eleita deputada estadual por Blumenau em 2022 e exerceu quatro mandatos consecutivos.
Na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), Ana foi presidente da Comissão da Saúde, Direitos Humanos, Turismo e Meio Ambiente. Não é a primeira vez que ela concorre à prefeitura, em 2012 também foi candidata em Blumenau.

Pré-candidata Ana Paula Lima (PT) – Foto: Câmara dos Deputados/Reprodução ND
Egidio Ferrari (PL)
Natural de Blumenau, Egidio Ferrari, de 43 anos, é deputado estadual de Santa Catarina. Pré-candidato à Prefeitura de Blumenau pelo PL (Partido Liberal), ele já foi delegado de polícia e delegado regional da Polícia Civil de Blumenau.
Durante sua trajetória como delegado, atuou nas cidades de Curitibanos, Gaspar, Blumenau e Brusque. No ano de 2022, ele se candidatou para o cargo de deputado estadual e foi eleito como o mais votado da cidade de Blumenau.

Pré-candidato Egidio Ferrari (PL) – Foto: Reprodução ND
Odair Tramontin (Novo)
Natural de Campo Erê, Odair Tramontin, de 62 anos, é pré-candidato à Prefeitura de Blumenau pelo Partido Novo. Ele já representou o partido em outras duas disputas na política: ao cargo de prefeito de Blumenau em 2020 e ao de governador de Santa Catarina, em 2022.
Promotor público aposentado, Odair chegou a assumir a coordenação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) em 2016, sendo o primeiro coordenador em Blumenau.

Pré-candidato Odair Tramontin (Novo) – Foto: Partido Novo/Reprodução ND
Ricardo Alba (Podemos)
Natural de Blumenau, Ricardo Alba, de 39 anos, é pré-candidato à prefeito da cidade pelo Podemos. Formado em direito pela Furb (Universidade Regional de Blumenau), ele foi eleito vereador do município em 2016. Dois anos depois, foi o deputado estadual mais votado.
Em 2020, Ricardo foi candidato ao cargo de Prefeito de Blumenau e ficou na quarta posição na ordem de votação. Já em 2021, foi eleito 1º Secretário da Mesa Diretora da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina).

Pré-candidato Ricardo Alba (Podemos) – Foto: Câmara de Vereadores/Reprodução ND
Rosane Magaly Martins (PSOL)
Natural de Blumenau, Rosane Magaly Martins, de 63 anos, é pré-candidata à Prefeitura de Blumenau pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade). Advogada de Família, Diversidade e Direitos Humanos, ela disputou o cargo de vereadora em 2020.
Em 2022, Rosane tentou uma cadeira na Alesc, quando conseguiu 3.387 votos e ficou como suplente. Ela também é mestre em educação e escritora.

Pré-candidata Rosane Magaly Martins (Psol) – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução ND