Brasil participa de operação da Interpol contra golpes online

Policial algema homem
Agente da Polícia Federal realiza detenção na Operação First Light 2024 (Imagem: Divulgação/Interpol)

A prática de golpes na internet levou à prisão de 3.950 pessoas de todo o mundo, de acordo com a Interpol. O Brasil teve papel decisivo no processo de investigação, em conjunto com as autoridades de Portugal. Os agentes descobriram diversas redes de falcatrua que operavam globalmente.

O balanço final da Operação First Light 2024 foi divulgado nesta quinta-feira (dia 27/06) na França, depois de meses de trabalho. As investigações resultaram no congelamento de 6.745 contas bancárias e a apreensão de recursos no valor de US$ 257 milhões, cerca de R$ 1,4 bilhão.

Notebooks, chips de telefonia, relógios, joias, bolsas e calçados no chão, junto ao brasão da Polícia Federal
Apreensão realizada pela Polícia Federal como parte da First Light 2024 (Foto: Divulgação/Interpol)

A ação foi realizada em 61 países de todos os continentes. Algumas detenções ocorreram no território nacional, conforme as fotos divulgadas pela Interpol. A Polícia Federal apreendeu notebooks, celulares, relógios, jóias, bolsas e calçados que estavam em posse dos suspeitos.

A Interpol não deu detalhes sobre a mecânica dos golpes online. Seria jogo do tigrinho ou alguma outra falcatrua recente? Não sabemos, mas estamos tentando contato com a Polícia Federal para obter mais informações.

Brasil participa de operação da Interpol contra golpes online

Adicionar aos favoritos o Link permanente.