Turquia bloqueia acesso ao Roblox para proteger suas crianças

Em meio a tantas denúncias que colocam em cheque a proteção das crianças que jogam Roblox, o governo da Turquia resolveu bloquear o acesso ao game e qualquer aplicação associada em seu território.

Em um pronunciamento na rede social X, o Ministro da Justiça, Yilmaz Tunç, anuncia a decisão do governo turco e explica o motivo que levou a essa decisão. O bloqueio veio depois de investigações dos órgãos competentes do país e os resultados obtidos, que não foram revelados.

Veja mais:

Roblox
Foto: Divulgação/Roblox

Não se deve esquecer que a República da Turquia é um Estado de Direito. De acordo com a nossa Constituição, o nosso estado é obrigado a tomar as medidas necessárias para garantir a proteção das nossas crianças“, disse o ministro.

É dever de todos proteger e apoiar os melhores interesses dos nossos filhos, que são a garantia do nosso futuro.

Yilmaz Tunç, Ministro da Justiça da Turquia

O Ministro da Justiça diz ainda que a “Turquia é um dos países que acompanha de perto a evolução do mundo e utiliza a tecnologia da melhor forma. No entanto, usar a tecnologia de forma negativa nunca é aceitável“.

Roblox responde à decisão

Ele reforça que a Turquia não permitirá ações que tentem abalar sua estrutura social, principalmente em relação a proteção de suas crianças:

Tentativas de minar nossa estrutura social, abuso de crianças, incentivo à violência e atividades que afetem negativamente o desenvolvimento de nossas crianças, cada uma das quais é uma dádiva preciosa, nunca serão permitidas.

Yilmaz Tunç, Ministro da Justiça da Turquia

roblox
Foto: Divulgação/Microsoft

O Roblox respondeu à decisão da Turquia, dizendo, em outras palavras, que não aceitará o bloqueio no território e tentará fazer com que o jogo volte a se tornar disponível por lá:

Respeitamos as leis e os regulamentos dos países onde operamos e compartilhamos o compromisso dos legisladores locais com as crianças. Esperamos trabalhar juntos para garantir que Roblox volte a ficar on-line na Turquia o mais rápido possível“.

A decisão do governo turco vem depois de uma denúncia feita pelo Bloomberg, depois de ouvir fontes de dentro do Roblox, que alegaram que o número de abuso infantil dentro da plataforma continua crescendo e os executivos não dão atenção para esse fato, resultando em inúmeros processos nos EUA.

Via: VGC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.