
A Intel anunciou nesta semana um importante marco para seus futuros processadores fabricados no processo 18A. Tanto CPUs Panther Lake como Clearwater Forest já podem ser usadas para ligar sistemas operacionais. Ou seja, o desenvolvimento segue conforme o planejado para iniciar a produção em 2025.
Processadores Panther Lake se tornarão uma futura geração Core da Intel para PCs domésticos, enquanto os Clearwater Forest serão produtos Xeon para servidores. Ambos serão feitos no processo 18A, que usa transistores RibbonFET gate-all-around.
“Nós estamos sendo pioneiros em tecnologias de fundição para múltiplos sistemas para a era da IA e para entregar uma inovação full stack que é essencial para a próxima geração de produtos da Intel e para nossos clientes em fábricas”, declarou Kevin O’Buckley, executivo da Intel. “Estamos encorajados pelo nosso progresso e estamos trabalhando de perto com consumidores para trazer o Intel 18A ao mercado em 2025.”
Para saber mais:
- Intel Panther Lake traz até 16 cores da CPU e 12 núcleos Xe3, segundo vazamento
- CEO da Intel confirma processo 18A para o ano de 2025
- CEO da Intel diz que nó 18A terá desempenho maior que o de 2 nm da TSMC
O representante da Intel comenta ainda que os processadores Clearwater Forest vão marcar os primeiros produtos na indústria fabricados em massa a incorporar RibboFET, PowerVia e Foveros Direct 3D em uma mesma solução. A empresa espera melhorias “significativas” em performance por watt, densidade de transistores e utilização de células tanto para Panther Lake como para os Xeon do futuro.
Intel licencia 18A para parceiras
Conforme O’Buckley mencionou em sua declaração, os avanços no processo de 18A são importantes também para as parcerias da Intel com outras fabricantes. Companhias como a Cadence e Synopsys têm planos de usar a tecnologia para produtos próprios, oferecendo importantes fontes de renda para a gigante dos Core.
“É ótimo ver a Intel Foundry alcançando esses marcos críticos”, declarou Shankar Krishnamoorthy, da Synopsys. “Com o 18A agora pronto para clientes, a Intel está reunindo os componentes necessários para criar as soluções de IA da próxima geração que nossos clientes em comum precisam e esperam.”
A Intel informou ainda que seus primeiros clientes para 18A devem finalizar seus designs de chips no processo na primeira metade de 2025.
Fonte: TechPowerUp