Fotógrafo capta fenômeno STEVE e aurora boreal no céu no Canadá

O astrofotógrafo Justin Anderson conseguiu captar o fenômeno STEVE — uma rara explosão de luzes no céu — ao lado de uma aurora boreal no céu do Canadá. O feito ocorreu durante uma curta tempestade geomagnética na noite do último dia 31 de julho.

De acordo com Anderson, a imagem mostra os padrões únicos de arqueamento do STEVE contra o pano de fundo da Via Láctea. Confira a imagem:

O fotógrafo é um observador especializado de STEVE, contribuindo com imagens para estudos científicos sobre o fenômeno.

O STEVE (sigla em inglês para “Forte Aumento da Velocidade Térmica”) é uma descoberta relativamente recente, identificado entre 2015 e 2016, como um fenômeno diferente das auroras, mas que ocorre em conjunto.

Por mais que o STEVE e as auroras ocorrem por emissões solares, eles se diferenciam em termos de mecanismos. As auroras resultam da interação entre cargas de partículas elétricas do Sol com gases da atmosfera, causando a emissão de luz.

Já o STEVE, por outro lado, ocorre pelo rápido movimento de fluxos de plasma que aquecem gases na atmosfera superior, criando uma explosão de luzes pelos gases quentes e brilhantes. Na verdade, o STEVE está relacionado a outro fenômeno conhecido como SAR (sigla de “Arcos Vermelhos Aurorais Estáveis”), que, por sua vez, tem relação direta com as auroras.

O fotógrafo captou as imagens do fenômeno STEVE em Manitoba, estado do Canadá, momentos após registrar a aurora boreal. Como a tempestade geomagnética foi breve, Anderson precisou ser rápido para não perder a imagem do STEVE.

“A imagem da aurora foi feita durante uma breve tempestade geomagnética que intensificou o fenômeno. Com a aurora excepcionalmente brilhante a olho nu, consegui registrar o vídeo pela câmera do meu celular”. Assista:

 

The post Fotógrafo capta fenômeno STEVE e aurora boreal no céu no Canadá appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.