Entenda a diferença da chuva volumosa esperada nesta semana e a catástrofe de maio

A primeira semana de agosto começa com bastante chuva no Rio Grande do Sul. A sequência de dias marcados pela instabilidade deve resultar em altos volumes antes da chegada de uma massa de ar polar que pode trazer até neve ao Estado.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Entenda a diferença da chuva volumosa esperada nesta semana e a catástrofe de maio | abc+



Entenda a diferença da chuva volumosa esperada nesta semana e a catástrofe de maio

Foto: Pixabay

ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

A instabilidade prevista até, pelo menos, quinta-feira (8), pode ter acumulados entre 100 mm a 150 mm, principalmente no oeste e no sul gaúcho, com volumes superiores em algumas localidades. O total previsto para esta semana é mais do que a média do esperado para todo o mês oito, conforme a MetSul Meteorologia.

Apesar disso, essa chuva volumosa não se compara ao fim de abril e ao decorrer de maio, quando a precipitação intensa provocou a maior catástrofe do Estado. Naquele momento, os volumes excederam os 500 mm em poucos dias, com pontos que marcaram 700 mm e 800 mm, seguindo o prognóstico alertado pelo governador Eduardo Leite no fim de abril

FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

No entanto, os meteorologistas alertam que a chuva dos próximos dias poderá causar transtornos em algumas cidades, como alagamentos e subida de arroios e córregos, bem como dificuldade de locomoção em estradas rurais. A MetSul não descarta a possibilidade de subida de rios no sul do Estado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.