Safra da Tainha 2024: SC encerra temporada com quase o triplo das capturas de 2023

Os pescadores de Santa Catarina têm um bom motivo para comemorar neste ano: a safra da tainha de 2024 registrou a captura de 1,1 mil tonelada do peixe em todo o Estado. O número é 240% maior do que no ano passado, quando houve limites de cota impostos pelo MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura). 460

Safra da Tainha 2024

Safra da Tainha 2024 quase triplicou os resultados em relação ao ano passado – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM/Reprodução/ND

Os números somam as pescas realizadas nas modalidades de emalhe anilhado (frota artesanal) e cerco/traineira (frota industrial). A modalidade de emalhe anilhado atingiu a cota de captura no dia 4 de junho, tendo sido encerrada neste dia. Nesta quarta-feira (31), encerrou-se a modalidade cerco/traineira e oficialmente a safra da tainha.

A pesca da tainha, no entanto, ainda segue na modalidade arrasto de praia, permitida até o dia 31 de dezembro.

Tainhas capturadas por modalidade

O Painel de Monitoramento da Pesca de Tainha, do MPA, aponta que, na modalidade emalhe anilhado, foram 737,7 toneladas e 123 embarcações autorizadas nesta safra. Já na modalidade cerco/traineira, foram 384 toneladas, por meio de oito embarcações autorizadas. Juntas, as duas modalidades somaram 1,1 mil tonelada de tainhas pescadas neste ano.

O arrasto de praia, até o momento, já capturou 1,7 mil tonelada. Somada às outras modalidades, o Estado possui um total de 2,8 mil toneladas de tainhas pescadas em 2024.

Total de tainhas pescadas neste ano chega a quase 3 mil toneladas – Foto: Pesca da Tainha/Reprodução/ND

Números superam Safra da Tainha 2023

Em 2023, o MPA estabeleceu um limite de volume permitido para a pesca na safra da tainha em Santa Catarina. No ano passado, a modalidade de emalhe anilhado teve um limite de 460 toneladas, enquanto a modalidade de cerco/traineira foi proibida.

Dessa forma, os números foram baixos na safra passada. Neste ano, com a volta da frota industrial, os números quase triplicaram. O secretário de Estado da Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, celebrou os números deste ano.

“Na modalidade de arrasto de praia tivemos uma safra histórica pelo volume capturado e com diferencial que foi o tamanho e o peso das tainhas. Teve tainha pesando mais de cinco quilos. Já na modalidade de emalhe anilhado tivemos um encerramento precoce pois a cota foi atingida rapidamente. Este ano tivemos o retorno da modalidade cerco/traineira, que na safra passada tinha sido proibida pelo Governo Federal”, destacou o secretário.

Tainha é importante produto da alimentação e a cultura de Santa Catarina – Foto: Germano Rorato/ND

Cidades que mais capturaram tainhas nesta safra

Segundo dados da plataforma Informações da Pesca, nesta safra da tainha as cidades que mais capturaram foram:

  • Florianópolis – 445 mil tainhas;
  • Bombinhas – 327 mil tainhas;
  • Balneário Camboriú – 55 mil tainhas.

A cultura da tainha em SC

Festas, gastronomia e celebrações comunitárias fazem parte da cultura da tainha no estado. Essas tradições não apenas preservam a herança cultural, mas também fortalecem a identidade cultural.

Entre as principais tradições, destacam-se:

  • Festa da Tainha: Em várias cidades a abertura da temporada é marcada por festividades que incluem desfiles, música, e muita gastronomia;
  • Benção dos Barcos e Pescadores: Padres locais realizam cerimônias religiosas para abençoar as embarcações e pedir proteção divina para os pescadores durante as jornadas no mar;
  • “Saragaço”: É a pesca onde toda a comunidade se junta, é parte vital da identidade cultural da tainha no estado. O cerco é realizado com grandes redes, e todos ajudam a puxar.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.