Cixin P1 é a primeira CPU da China para “AI PCs”

A chinesa Cixin Technology está divulgando sua CPU Cixin P1, o primeiro processador doméstico criado no país em 6nm para atender o mercado de “AI PCs“.

De acordo com as informações divulgadas pela empresa, o chip é produzido em arquitetura Arm – de forma similar aos Snapdragon X Elite da Qualcomm – e utiliza doze núcleos, sendo oito núcleos de desempenho e quatro de eficiência. Sua frequência máxima é de 3,2 GHz.

Divulgação/Cixin Technology

Assim como os AMD Ryzen 300 e Intel Lunar Lake, a CPU Cixin P1 também traz uma NPU com 45 TOPS. Seu objetivo é ser utilizado nos chamados “AI PCs”, como os Copilot+ lançados pela Microsoft e diversos outros sistemas que estão em desenvolvimento atualmente.

A Cixin Technology afirma que o processador tem suporte a 64GB LPDDR5-6400 e a displays com resolução 4K e até 120fps. O chip tem compatibilidade com interfaces PCIe 4.0 e USB Type-C – trazendo consigo o pacote completo para ser adotado amplamente pela indústria.

Veja mais:

Divulgação/Cixin Technology

A CPU Cixin P1 entra na disputa

Apesar de revelar grande parte das especificações da CPU Cixin P1, sua fabricante não divulgou qualquer benchmark do hardware – o que não traz conclusões de como é seu desempenho em comparação aos demais processadores mainstream – como da AMD, Qualcomm e Intel.

No entanto, já é possível notar que em termos de especificações ele se aproxima bastante dos que foram divulgados pelas demais fabricantes – mostrando a força que a China tem ao levar a sério o mercado de inteligência artificial que se formou desde 2023.

Divulgação/Microsoft

Levando em conta que os “AI PCs” são o próximo passo dentro do mercado, a CPU Cixin P1 se posiciona dentro de uma grande disputa para fornecer hardwares ao mercado que atendam às suas exigências. Se considerarmos que até pouco tempo a presença chinesa nesta concorrência era sequer cogitada, é possível que mais avanços sejam apresentados.

A Cixin Technology não divulgou uma data de lançamento para o seu novo processador e se já há parceiros comerciais que adotarão o hardware em seus sistemas. Mais informações devem ser reveladas futuramente.

Fonte: WCCFTECH

Adicionar aos favoritos o Link permanente.