Piracicaba alcança 3ª maior temperatura do século durante ‘pico de inverno’, aponta Esalq-USP


Posto da Esalq registrou na primeira semana do inverno de 2024 a terceira maior temperatura máxima em toda série histórica de observações. Inverno quente em Piracicaba
Claudia Assencio/g1
Piracicaba (SP) registrou, na primeira semana do inverno de 2024, a terceira maior temperatura máxima em toda série histórica de observações do Posto Meteorológico Jesus Marden do Santos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), iniciada em 1917. Os termômetros marcaram máxima de 31,8ºC nesta última segunda-feira (24). Os dados são da Estação Convencional do campus da Universidade de São Paulo (USP) na cidade.
📲Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Na comparação com todos os dias do meses de junho verificados na séria histórica do Leb-Esalq, Piracicaba registrou a quinta maior temperatura máxima nesta segunda-feira (24).
Histórico de Temperaturas Máximas mais Elevadas em Junho – Dias de Inverno
Pico do inverno
O professor e pesquisador Fábio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq, o campus da USP em Piracicaba, explica que pico do inverno geralmente ocorre no início da estação.
“O pico do inverno é quando ele começa, tendo o dia mais curto do ano e, portanto, com menos energia.”
O professor afirmou que, diante das estimativas, este deverá ser o inverno mais seco e quente em comparação com a média histórica do Leb-Esalq.
Temperaturas máximas – Histórico para mês de Junho
Último inverno
A temperatura média do inverno registrada em 2023, estação que começa em junho e terminou em setembro, foi de 21ºC pela primeira vez, segundo o Posto Meteorológico. Foi o maior valor da série até o momento. Antes, a média mais alta tinha sido registrada em 2020, com 20,8ºC.
Esse valor é calculado com base nas temperaturas médias observadas todos os dias durante a estação. Veja no gráfico a curva de temperaturas médias desde 1917*.
*Segundo o Posto Meteorológico, há uma falha nos dados de 1971 e 1973.
Já em relação às temperaturas máximas, embora os últimos dias tenham sido de calor intenso, por conta de um bloqueio atmosférico, neste caso não foi um recorde, mas ficou acima da expectativa.
O cálculo da média máxima é feito com base nos registros de temperaturas mais altas durante a estação. A média este ano ficou na casa dos 28,6ºC e a série histórica desde 1917 tem média de 26,8ºC.
A Estação Convencional da Esalq 🌡️
De acordo com o site do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da Esalq-USP, em Piracicaba, onde fica também o Posto Meteorológico da unidade, a “Estação Convencional” iniciou as observações de “precipitação, temperatura do ar e insolação” em 1917.
Mais de 25 anos depois, a estação passou a registrar também as observações de velocidade do vento, umidade relativa do ar e pressão atmosférica.
“A Radiação Solar Global e Radiação Líquida disponível, foram estimados a partir de 1926, enquanto que a evaporação e evapotranspiração a partir de 1943”, descreve em trecho do site do LEB.
“A Estação Automática foi iniciada em 1997 e registra regularmente dados de Precipitação, Temperatura, Umidade do ar, Radiação Solar, Saldo de Radiação, Evapotranspiração, Velocidade e Direção do Vento”, acrescenta.
Vista do Centro de Piracicaba neste domingo, 24 de setembro
Rodrigo Pereira/ g1
Inverno seco
O boletim da Sala de Situação do Consórcio PCJ, que reúne os rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, aponta que não houve registro de chuva nos 25 dias do mês de junho deste ano.
O último dia com chuva registrado na cidade foi 27 de maio, segundo o Sistema de Alertas a Inundações de São Paulo (Saisp). Naquele dia, foram 12,3 milímetros. Antes disso, foram quase 40 dias sem registro de precipitação em Piracicaba.
A média de chuva para o mês de junho é de 50,35 milímetros. Até esta terça-feira (25), não foi registrado nenhum volume, conforme a medição feita na região da Rua do Porto.
Piscina do Sesc de Piracicaba
Claudia Assencio/ g1
Previsão do tempo ⛅
Segundo a previsão do tempo pelo Climatempo, em Piracicaba as temperaturas máximas ficam entre 36ºC e 39ºC até quarta-feira (27). Também há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. Confira os detalhes por dia:

Quarta-feira (26)
Máxima: 15ºC
Mínima: 31ºC
Quinta-feira (28)
Máxima: 17ºC
Mínima: 29ºC
Sexta-feira (29)
Máxima: 16ºC
Mínima: 30ºC
Sábado (30)
Máxima: 15ºC
Mínima: 31ºC
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.