PRÉVIA | Star Wars Outlaws é a aventura que esperamos?

Alguns podem esperar que venho trazer más notícias, mas trago boas novas: sim, meus amigos, Star Wars Outlaws será um dos grandes jogos de 2024!

Muitas dúvidas foram levantadas desde o anúncio de um novo jogo da franquia Star Wars pelas mãos da Ubisoft. E devo confessar que algumas delas também me acometeram: será um jogo genérico? Far Cry com skin de Star Wars? Como jogo de mundo aberto, ele será apenas um grande mapa vazio?

São dúvidas razoáveis, principalmente se tratando de uma franquia tão grande se tornando um jogo AAA com uma aposta tão alta. 

Fui convidado pela Ubisoft para uma prévia de quatro horas de Star Wars Outlaws, e pretendo com esse texto abordar algumas desconfianças que foram levantadas pelos fãs de games e da franquia e contar sobre a minha experiência antecipada com esse jogo.

O que eu vi, o que eu joguei ao visitar uma galáxia distante

Caro leitor, não espere aqui uma análise profunda de Star Wars Outlaws. Tive acesso a quatro horas de jogo, em que pude explorar duas diferentes áreas do extenso universo que a Ubisoft pretende entregar com este jogo. Então, minhas impressões serão exatamente sobre o que eu pude jogar. É claro que eu espero que toda a experiência a que tive acesso se estenda por todo jogo, mas devo me ater somente ao que pude jogar.

Pude experimentar algumas horas de jogatina numa prévia fechada a alguns jornalistas e criadores de conteúdo em meados de julho. Não tivemos acesso direto – baixando em nossas máquinas – ao jogo, mas sim através de streaming pelo Ubisoft Connect. Geralmente jogar por streaming me preocupa, porque pode prejudicar a qualidade do jogo, mas isso não ocorreu aqui.

Durante todas as minhas horas de jogo, em nenhum momento tive qualquer queda de qualidade, com a gameplay se mantendo fluída, gráficos no seu mais perfeito estado, sem nenhum tipo de ruído e tudo em Full HD a 60 FPS – infelizmente não tive acesso as especificações da máquina que estava rodando o jogo e realizando o streaming para o meu PC.

Sobre minha pequena jornada dentro de Star Wars Outlaws: me senti vivendo uma verdadeira aventura de Star Wars.

Pude explorar duas regiões do jogo: Toshara, uma lua savana, com ambientes mais desérticos, trespassado por selva e com algumas cidades; Kijimi, um planeta gélido, onde andei por apenas uma cidade. Em Toshara pude utilizar o speeder e passear pelo cenário – o que é muito satisfatório, devo dizer. É um dos cenários iniciais de Star Wars Outlaws, onde somos introduzidos a conceitos que irão reger o restante do jogo, como o sistema de reputação com as facções. Já em Kijimi, encarei uma missão de invasão para surrupiar um item. Acredito ser em algum ponto mais avançado do jogo, pois a minha personagem já tinha diversas habilidades disponíveis e os inimigos eram bem mais fortes.

Em Star Wars Outlaws teremos dois personagens sob nosso controle: a trambiqueira de bom coração, Kay Vess e seu mascote safo – e safado – Nyx. Seu bichinho não é apenas um pet fofinho, sendo responsável pela ecolocalização (identificando inimigos e objetos no jogo), interação com elementos do cenário para nos auxiliar, além de distrair ou atacar inimigos para obtermos vantagens no combate, principalmente quando decidimos abate-los pelas costas.

Aliás, o stealth é um dos elementos que mais se destacam para mim no jogo. Embora o combate possa ser resolvido na base do tiro – Vess utiliza como arma se blaster que pode receber upgrades ao longo do jogo ou mesmo pegar outros blasters que são deixados por NPCs ao longo do jogo -, você abater os inimigos furtivamente foi o que eu mais fiz em minha gameplay. Em diversos momentos você terá que invadir locais e passar despercebida, e isso se deve ao sistema de reputação, porque se você não for vista, não ficará mal com alguma facção. Logo, o stealth será essencial para que você se mantenha progredindo de forma mais consistente no jogo. E a ferramenta essencial para isso é o Grampo, que te ajudará a arrombar qualquer porta de maneira imperceptível. 

Falando do sistema de reputação, posso dizer que ele é o core do jogo, possibilitando você evoluir as suas habilidades, além de influenciar no ambiente do jogo, com facções facilitando a sua vida, quando você está nos territórios deles, ou mesmo te perseguindo incansavelmente, caso você tenha uma reputação ruim com eles. Logo no início somos apresentados a rede criminosa que é composta pelo Sindicato Pike, Aurora Escarlate e Cartel Hutt (do Jaba), além de nossa barra de reputação com cada uma delas, que pode ser aumentar ou diminuir conforme o jogo avança e nos render novas habilidades e acessos itens e lugares.

Mas não fique triste se você gosta de ser um rambo e detonar tudo. No jogo a trocação de tiros de plasma se aproxima de Star Wars Battlefront e as missões podem ser feitas de maneira truculenta. A questão é que isso pode prejudicar a sua reputação, porque as facções podem ficar sabendo que foi você que fez o estrago.

Já que citei, Battlefront, também temos uma pitada de Star Wars: Squadrons aqui. Pude experimentar uma pequena missão pilotando a nave (roubada) da Vess em que combati algumas TIE Fighters e a pilotagem foi bem divertida e dinâmica, com comandos fáceis, mas que reproduzem a emoção de uma batalha de naves no universo de Star Wars.

Existem outros elementos que gostaria de abordar, mas gostaria de ver um pouco mais futuramente no jogo completo, para que possa então escrever uma análise integral sobre Star Wars Outlaws.

Comparações

Vou falar rápido sobre algumas questões que foram levantadas nas últimas semanas e que pude ter minhas impressões quanto a elas em minha gameplay:

  • Star Wars Outlaws é comparado a Uncharted: por ser um jogo em terceira pessoa, com uma gameplay parecida, que envolve exploração, essa bola foi levantada. Entretanto eu acho uma comparação bem superficial. A linearidade de Uncharted é essencial para a narrativa do game da Sony e isso o diferencia muito de Star Wars Outlaws, que te dá mais uma opção para lidar com a mesma situação. Visualmente em alguns momentos pode até ser semelhante, mas acredito que pare por ai;
  • Gráficos, quedas de frames e stuttering: após uma gameplay divulgada pela IGN, muitos jogadores apontaram problemas de desempenho do jogo, mas eu não experiência nenhum deles durante a minha gameplay;
  • Estilo Ubisoft: entendo a preocupação aqui e isso também me acometeu antes de jogar a prévia. Após minha experiência com o jogo pude abandonar todas essas preocupações e acreditar que a Massive realmente se dedicou para criar uma experiência única de Star Wars.

Potencial de Star Wars Outlaws

Esta não é minha opinião definitiva sobre Star Wars Outlaws, porque como disse acima, foram apenas quatro horas de gameplay. Mas pelo o que pude jogar, essa é uma das experiências que há muito esperava num jogo de Star Wars.

Acredito que a Massive Entertainment se dedicou a trazer algo inédito para a franquia nos games, tendo cuidado e respeito pelo legado da obra de George Lucas e pelos fãs. Para os jogadores, para aqueles que irão adquirir o game apenas como uma nova opção de jogatina com uma temática rica de ficção científica, também existe muita atenção para não replicar mecânicas sem entusiasmo, com cada funcionalidade cumprindo seu papel e entregando uma experiência concisa e satisfatória.

Como fã da franquia, eu estou realmente empolgado pela experiência completa e espero que Star Wars Outlaws sustente tudo o que vi nas minhas horas de jogatina. Caso isso se realize, a Massive e Ubisoft nos entregarão uma obra que pode se tornar referência para futuros jogos de Star Wars.

Star War Outlaws será lançado no dia 30 de agosto para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.

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