TSMC pode começar obras de sua fábrica na Alemanha em breve

A construção da fábrica da TSMC em Dresden, na Alemanha, pode ter sido adiantada e rumores apontam que ela será iniciada já nas próximas semanas.

Inicialmente a previsão era de começar as obras apenas no quarto trimestre de 2024, porém os planos podem ter sido alterados conforme diversas fontes apontam. Vale notar que a principal fabricante de semicondutores ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

Ou seja, a TSMC ainda precisa anunciar uma data oficial par a cerimônia de inauguração do local onde as obras serão feitas ou quando começarão a erguer a nova fábrica na Alemanha. No entanto, os mesmos rumores apontam que o presidente e CEO C.C. Wei estará no país no fim de agosto para assinar os documentos.

tsmc taiwan
Divulgação/TSMC

Apesar de um início prévio, dificilmente o prazo de sua conclusão será alterado e a previsão – ao menos até o momento – continua para início de suas operações apenas em 2027. Além disso, vale notar que ela não será focada em tecnologia de ponta, mas sim para fins de fornecimento de componentes para a indústria automotiva da Europa.

De acordo com a TSMC, a fábrica na Alemanha deve ser focada em dois processos diferentes de tecnologia – um focado em nós CMOS entre os 28nm e 22nm e outro em nós FinFET, que serão produzidos entre os 16nm e 12nm.

Veja mais:

Divulgação/TSMC

Expectativas da TSMC na Alemanha

Como dito acima, o plano da TSMC é usar a fábrica da Alemanha para se focar em fornecer diversos componentes tecnológicos para a indústria automotiva da Europa. Sua estimativa em Dresden é produzir 40 mil wafers de 12 polegadas mensalmente.

O investimento da fabricante no local será de aproximadamente 10 bilhões de euros, enquanto o governo municipal deve investir 250 milhões de euros adicionais para as obras, auxiliando no sistema de fornecimento de água e aprimoramentos para o consumo de energia.

Além disso, a TSMC não será a única que usará a fábrica na Alemanha. Empresas como Infineon, Robert Bosch e NXP tem 10% cada, também realizando operações dentro de suas instalações.

Fonte: TechPowerUp

Adicionar aos favoritos o Link permanente.