NVIDIA pode usar memórias GDDR6 em sua GeForce RTX 4070

Com a suposta falta de GDDR6X, a NVIDIA pode passar a usar memórias GDDR6 para continuar o fornecimento de GPUs GeForce RTX 4070 – ao menos de forma provisória.

Rumores apontam que em agosto vamos ter uma ausência de modelos GDDR6X na indústria, levando a uma redução no estoque de placas de vídeo. A razão para isso seria causada por um suposto problema na certificação de qualidade dos módulos produzidos pela Micron – forçando a fabricante a mudar alguns quesitos para manter os produtos.

Divulgação/Micron

Indo diretamente aos fatos, a possível mudança da NVIDIA em relação às GPUs GeForce RTX 4070 para a memória GDDR6 iria muito além de usar um material mais lento do que o consumidor está vendo recentemente no mercado.

A diferença teria de ser adaptada na própria die da GPU, além de só ser possível caso realizem diversos ajustes no hardware e no seu software. Caso ocorra, ainda pode apresentar throttle no desempenho em resoluções maiores com uso do bus de 192-bit.

NVIDIA Foxconn IA
Divulgação/NVIDIA

E apesar de tudo isso, mesmo que a NVIDIA alterasse sua GeForce RTX 4070 para uma variante que use a memória GDDR6, ver isto nos modelos mais avançados seria ainda mais complexo – como as versões Super, Ti, a própria GeForce RTX 4080 e a RTX 4090, já que todas estas utilizam o GDDR6X e sua alta largura de banda.

Veja mais:

Divulgação/NVIDIA

Velocidade da GDDR6 pode impedir a NVIDIA

Ainda que os rumores sejam reais, a NVIDIA precisaria contornar o problema de velocidade da VRAM GDDR6. Enquanto o modelo GDDR6X é o mais veloz atualmente, operando entre 21 Gbps e 23 Gbps (RTX 4080 Super), a GDDR6 tipicamente chega aos 18 Gbps nas GPUs recentes.

Vale notar que a informação é apenas um rumor, mas é importante levar em consideração que esta suposta ausência de estoque também pode não ter uma duração tão longa. A breve pausa no fornecimento de GDDR6X talvez não exija que a fabricante adote uma mudança brusca em sua linha como a citada acima.

Apesar desta falta de GDDR6X no mercado, também é afirmado que a NVIDIA pode reduzir a quantidade de GPUs GeForce RTX devido ao seu foco em colocar os aceleradores de IA e a linha RTX 50 “Blackwell” logo no mercado – atendendo a grande demanda que o mercado de inteligência artificial está formando.

Fonte: WCCFTECH

Adicionar aos favoritos o Link permanente.