Memórias GDDR7 para placas de vídeo entrarão em produção em massa

A SK Hynix confirmou que a produção em massa de memórias GDDR7 para placas de vídeo iniciará muito antes do previsto e a previsão é que o processo seja iniciado ainda neste terceiro trimestre de 2024.

Anteriormente um representante da empresa tinha revelado que isto ocorreria apenas no início de 2025, seguido de um anúncio da própria fabricante de que na verdade ocorreria no último trimestre deste ano. Porém, conseguiram acelerar o processo e auxiliar o time de engenharia a antecipar o início da produção em massa.

O anúncio da SK Hynix é extremamente direto, colocando todas suas operações a todo vapor para alcançar os resultados divulgados pela Micron e pela Samsung com as memórias GDDR7 para placas de vídeo.

O desenvolvimento das memórias GDDR7 em março veio do interesse dos clientes globais no mercado de DRAM para inteligência artificial que atende tanto em desempenho especializado para processamento gráfico quanto alta velocidade. A empresa afirma que iniciará a produção em massa no terceiro trimestre

Veja mais:

Divulgação/SK Hynix

Os ganhos das memórias GDDR7

Além disso, a SK Hynix também confirmou que suas memórias GDDR7 chegarão ao mercado com 32 Gbps – o que é 60% mais veloz do que é visto nas atuais GDDR6. De acordo com as informações da própria fabricante, isso pode fazer com que GPUs da próxima geração apresentem largura de memória de 1,5 TB/s (através do bus de 384-bit).

São esperados chips com 40 Gbps, mas sua produção em massa ainda não tem sequer uma previsão de começar. Ainda assim, rumores sugerem que a NVIDIA limitará suas GPUs GeForce RTX 50 a operarem em 28 Gbps em sua primeira geração de hardwares e, até onde foi anunciado oficialmente, ela é a única que confirmou o uso desta memória.

Outro fator importante é que, além de adotar novas tecnologias de empacotamento, as memórias GDDR7 da SK Hynix terão uma eficiência de consumo de energia de até 50% em comparação ao GDDR6. Ao invés de quatro camadas do substrato de dissipação de calor, os novos chips usarão seis e reduzirão a resistência térmica em até 74%.

NVIDIA GeForce RTX 5090
Divulgação/NVIDIA

Corrida para fornecer à NVIDIA

Levando em consideração os rumores de que a NVIDIA realizará o lançamento de suas GPUs GeForce RTX 5090 e RTX 5080 após a CES 2025, começa a corrida para produzir as memórias GDDR7 que serão utilizadas pelas placas de vídeo. Enquanto a SK Hynix está se adiantando, Micron e Samsung ainda não divulgaram suas previsões.

Fonte: Videocardz

Adicionar aos favoritos o Link permanente.