Convívio com pets pode melhorar a saúde mental, diz ciência

Entre os benefícios para a saúde mental, os pets são ótimos aliados para aliviar a solidão e o isolamento social – ChristinLola/iStock

Ter um pet é uma verdadeira fonte de alegria e bem-estar. E essa conexão especial entre humanos e animais vai além do carinho — ela pode ter impactos profundos na saúde mental.

De acordo com uma pesquisa do Human Animal Bond Research Institute (HABRI), nos Estados Unidos, 74% dos tutores de animais relataram melhorias significativas em sua saúde mental graças ao vínculo com seus pets, sejam eles cães ou gatos. Essa relação especial pode reduzir sintomas de depressão, ansiedade, estresse e solidão, enquanto também eleva a autoestima e incentiva interações sociais.

“A presença de um pet pode ser um grande aliado na organização da rotina dos adultos, incentivando hábitos mais saudáveis. Além disso, a necessidade de atividades físicas dos animais acaba estimulando os donos a se manterem ativos, promovendo benefícios tanto físicos quanto emocionais”, destaca a especialista.

Saúde mental e muito mais: entenda os benefícios da companhia dos pets

Estudos do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos indicam que ter um pet pode ajudar a controlar a pressão arterial, reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, o que, consequentemente, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.


Os impactos positivos desse vínculo são ainda mais notáveis quando se inicia na infância. Uma pesquisa publicada na revista Human-Animal Interactions revela que o contato precoce com animais pode fomentar sentimentos de empatia e compaixão. “Para as crianças, conviver com um pet oferece lições valiosas de responsabilidade, respeito, cuidado e autonomia, conceitos que se refletem ao longo da vida”, ressalta Lígia.

No entanto, antes de adotar um pet, é fundamental considerar todos os aspectos envolvidos nessa decisão. “Adotar um animal de estimação é uma responsabilidade séria.

É importante avaliar sua rotina, espaço disponível, além de sua capacidade emocional e financeira para cuidar do pet. Embora seja uma experiência incrível, nem sempre as pessoas estão preparadas para essa responsabilidade”, alerta a psicóloga.

Essa jornada com um pet pode ser transformadora, mas exige comprometimento e cuidado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.