As GPUs AMD Radeon RX 8000, as primeiras a trazer a arquitetura RDNA 4, inicialmente estariam previstas para serem apresentadas durante a CES 2025, mas os planos parecem ter mudado e a sua chegada foi supostamente adiada.
O canal Moore’s Law is Dead afirma que a fabricante decidiu esperar para trazer suas próximas placas de vídeo para desktop, mas não por qualquer problema com a arquitetura ou com a sua produção e sim por uma questão “comercial”.
De acordo com o último vídeo do canal, a AMD e seus parceiros comerciais querem antes esvaziar o estoque de placas RDNA 3 antes da chegada das Radeon RX 8000. A chegada pode ter sido adiada para não fazer com que os antigos modelos não pareçam excessivamente caras para o desempenho que entregam em comparação às novas.
Obviamente que o adiamento deve ser levado como rumor, já que a reputação do Moore’s Law is Dead traz tantos acertos quanto erros. No entanto, mesmo sem que apresentem fontes confiáveis ou informações mais concretas, é possível que esta informação seja real pela forma como o mercado tem se comportado recentemente.
Veja também:
- AMD anuncia arquitetura UDNA para GPUs
- Intel cai para 0% de participação no mercado de GPUs em 2024
- Estoque de GPUs NVIDIA GeForce RTX 4090 é esgotado na Alemanha

O objetivo da AMD com as GPUs Radeon RX 8000
É importante notar que a AMD pretende que suas GPUs Radeon RX 8000 “RDNA 4” sejam voltadas ao mercado mainstream e não disputem as vendas com modelos high end.
Supostamente os modelos trarão um desempenho similar ao que vemos atualmente com as placas de vídeo 7800 XT e 7900 XT – o que tornará as versões da geração anterior menos compensatórias, principalmente se lojas e fabricantes ainda tiverem um grande estoque delas e temam um estagnamento das vendas.

Além disso, a AMD pode “se dar ao luxo” de esperar um pouco mais para lançar suas Radeon RX 8000 “RDNA 4” – considerando que elas não disputarão mercado com a NVIDIA e suas GeForce RTX 5090 e RTX 5080. Como sua oferta atinge o que provavelmente será mostrado com uma futura RTX 5070, há espaço para adiar e esperar o mercado se ajustar.
Fonte: PCGamer