Israel inicia operação por terra no Líbano

Forças de Defesa de Israel anunciaram que estão fazendo ataques precisos contra alvos do Hezbollah. As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram que iniciaram uma operação por terra no Líbano. A ação foi iniciada na madrugada de terça-feira (1º), pelo horário local — noite de segunda-feira (30), no Brasil. Segundo o Exército israelense, os ataques são limitados e contra alvos do grupo extremista Hezbollah.
Mais cedo, Departamento de Estado dos EUA já havia afirmado que soldados israelenses iniciaram incursões pequenas em território libanês para estudar o terreno. A possibilidade de uma operação por terra já era ventilada desde a semana passada.
Os militares israelenses afirmaram que os alvos da operação terrestre estão ligados a alvos do Hezbollah próximo da região da fronteira com Israel, que representavam uma ameaça imediata.
Israel garantiu ainda que estava fazendo ataques precisos. Até a publicação desta reportagem não havia informações sobre mortos e feridos. O Hezbollah e o Líbano ainda não se pronunciaram.
A operação atual foi batizada de “Setas do Norte” e foi aprovada de acordo com uma decisão “política”. Segundo as Forças de Defesa de Israel, a ação continuará de acordo com a avaliação situacional dos militares e em paralelo ao combate na Faixa de Gaza.
“As FDI continuam operando para atingir os objetivos da guerra e estão fazendo todo o necessário para defender os cidadãos de Israel e devolver os cidadãos do norte de Israel às suas casas.”
Adicionar aos favoritos o Link permanente.