RPG Clair Obscur: Expedition 33 terá combates em turno com reações imediatas

Apresentado durante o último Xbox Showcase, Clair Obscur: Expedition 33 chamou a atenção por ser um RPG de turno com gráficos mais realistas. Apesar de ter um combate no estilo JRPG tradicional, o game do novo estúdio Sandfall Interactive exigirá interação do jogador também.

Durante os combates da maioria dos JRPGs, o jogador tem tempo para pensar em seus próximos passos, até executá-los e depois esperar a vez do inimigo. No caso de Clair Obscur: Expedition 33, esses aspectos também estarão presentes, com a diferença de que o jogador poderá interagir para se defender.

Durante as batalhas, você pode reservar um tempo para estabelecer suas estratégias, mas, durante o turno do inimigo, terá de reagir em tempo real para se esquivar, pular ou desviar dos inimigos para desencadear um poderoso contra-ataque.

Guillaume Broche, diretor criativo e fundador do estúdio

Clair Obscur: Expedition 33

Você também poderá aumentar a eficácia de suas habilidades ao dominar os ritmos de ataque. Os jogadores também serão recompensados por sua habilidade – é possível até mesmo correr sem causar danos se você dominar todos os padrões dos inimigos“, adiciona Guillaume Broche.

Nada de combates em tempo real

Não é o mesmo que um sistema de combate em tempo real, como Final Fantasy vem sendo com os títulos mais recentes lançados, Clair Obscur: Expedition 33 ainda se encaixa em um RPG com batalhas em turnos. Porém ao invés de continuar com o ritmo mais devagar e comum nos títulos desenvolvidos pelos japoneses, eles preferiram o dinamismo e velocidade.

Continuei pensando em maneiras de tornar as batalhas por turnos mais envolventes. O sistema de ritmo de ataque é uma mistura de diferentes inspirações – queríamos criar algo rápido para se adequar à visão que tínhamos da batalha. Assim que terminei o primeiro protótipo do sistema de defesa, percebi que era algo especial“, adiciona o diretor criativo.

Clair Obscur: Expedition 33

Ele afirma ainda que esquiva e parry são as ações nos quais os jogadores terão que prestar mais atenção, já que o timing para ter sucesso ao executar esses movimentos é preciso, “mas o acerto é sempre muito recompensador“.

Além disso, é possível também mirar com as armas de fogo, com vantagem para acertos em pontos fracos, outro aspecto diferente para jogos nesse estilo. Além disso, o jogador poderá evoluir seus personagens de uma forma que tirem mais proveito dessas mecânicas em tempo real nas batalhas.

Clair Obscur: Expedition 33 chega em 2025, ainda sem janela mais específica de lançamento, para PC, PS5 e Xbox Series X|S.

Fonte: PlayStation Blog

Adicionar aos favoritos o Link permanente.