TSMC rejeitou acordo com a OpenAI para impulsionar inteligência artificial

Executivos da TSMC relataram que tiveram um encontro com o CEO da OpenAI, Sam Altman, nos últimos meses para falar sobre investimentos em inteligência artificial e que esta reunião não se mostrou nada positiva sob o seu ponto de vista.

Além de se referirem a Altman como um “cara de podcast”, eles apontam que suas ideias eram “absurdas” e mesmo que tentassem implementar uma fração dos planos do CEO, seria um projeto “incrivelmente arriscado”.

OpenAI, criadora do ChatGPT pode investir em chips próprios
Divulgação/OpenAI

De acordo com o The New York Times, o líder da OpenAI propôs para a TSMC um investimento de $7 trilhões durante os próximos anos, com a proposta de serem construídas 36 novas fábricas de semicondutores e servidores para mover a inteligência artificial adiante.

A reportagem aponta que Altman também visitou a Coréia do Sul e teve reuniões com representantes da Samsung e da SK Hynix. No entanto, as negociações foram impedidas pelos EUA – alegando preocupações de segurança nacional, já que os Emirados Árabes Unidos estava envolvido nos planos e eles tinham negócios com a indústria da China.

OpenAI, criadora do ChatGPT pode investir em chips próprios
Créditos: Franz26/Pixabay

Vale notar que os executivos da TSMC que conversaram com o The New York Times não quiseram se identificar, assim como a OpenAI até o momento não se pronunciou sobre as declarações e a tentativa de acordo para impulsionar a inteligência artificial.

Veja também:

TSMC 1.6 nm
Divulgação/TSMC

As controvérsias ao redor do CEO da OpenAI

É importante também se atentar que esta discordância entre a TSMC e a OpenAI pode não estar relacionada aos serviços oferecidos pela empresa tech ou seus atuais projetos – mas sim com o próprio CEO, Sam Altman.

No último trimestre de 2023, ele foi removido de sua posição e a corporação passou cinco dias em diversas polêmicas e discussões sobre uma possível reintegração. Até mesmo a Microsoft se envolveu, contratando o CEO para a sua equipe voltada à IA – porém, ele foi recontratado e segue até os dias atuais firme na posição de liderança.

Sam Altman
Reprodução

O atual presidente da TSMC, Dr. C. C. Wei, no entanto afirmou que seu contato com o chefe da OpenAI não foi um dos mais positivos que já teve dentro da indústria.

Sam Altman é agressivo demais, agressivo demais para eu acreditar nele

Dr. C. C. Wei

Fonte: Tom’s Hardware

Adicionar aos favoritos o Link permanente.