VÍDEO: ‘Maré’ de peixes mortos surge em faixa de areia e investigação aponta possível causa

Diversos peixes foram encontrados mortos nas praias da Enseada e de Itaguaçu, em São Francisco do Sul, no Litoral Norte catarinense, neste fim de semana. A principal suspeita recai sobre o descarte de animais por barcos de pesca industrial.

Peixes mortos em São Francisco do Sul

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que o episódio pode ter relação com a pesca industrial – Foto: São Chico Online/Reprodução/ND

Segundo a SMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), uma equipe técnica esteve nos locais e constatou que não houve acidentes com embarcações nem evidências de derramamento de produtos químicos, floração de algas, aparecimento de espumas ou manchas de óleo na área afetada.

VÍDEO: Peixes mortos surgem em praias de São Francisco do Sul


Peixes são encontrados mortos na praia da Enseada em São Francisco do Sul – Vídeo: São Chico Online/Reprodução/ND

A captura acidental é um problema ambiental que acontece durante o recolhimento das redes de pesca. As espécies alvos são retiradas e colocadas nos barcos, enquanto as variedades sem valor comercial são devolvidas ao mar.

Após o descarte, fragilizados pelo tempo exposto fora d’água, os peixes acabam perecendo e sendo trazidos pela ação das marés para a faixa de areia, onde se acumulam, como, possivelmente, ocorreu neste fim de semana na cidade.

Conforme o secretário da pasta, Alan Vizoto, as causas reais do ocorrido seguem sendo apuradas. A secretaria também esclareceu que as embarcações citadas são referentes à pesca industrial e não envolvem a pesca artesanal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.