Por que Lula ainda não se manifestou sobre as eleições na Venezuela; ‘falta de transparência’

As eleições na Venezuela foram realizadas no domingo (28) e resultaram na reeleição do presidente Nicolás Maduro. Desde então, Lula ainda não se pronunciou, diferente de outros líderes mundiais. A justificativa é que o governo estaria esperando os ‘dados necessários’ para se manifestar sobre o resultado, contestado pela oposição.

Lula ainda não se pronunciou sobre o resultado das eleições na Venezuela

Lula ainda não se pronunciou sobre o resultado das eleições na Venezuela – Foto: Ricardo Stuckert/PR/ Divulgação/ND

Com 80% das urnas apuradas, o CNE (Conselho Nacional Eleitoral) anunciou a vitória de Maduro. Segundo o Conselho, o atual presidente foi reeleito com 51,2% dos votos, contra 44,2% de Edmundo González.

A oposição contesta o resultado, alegando não ter tido acesso a 100% das atas de votação. Além disso, considera a reeleição de Maduro uma ‘fraude grosseira’.

Líder da oposição e braço direito de González, María Corina Machado cravou a vitória em uma coletiva de imprensa. “Queremos dizer a toda a Venezuela e ao mundo que a Venezuela tem um novo presidente eleito e ele é Edmundo González Urrutia”, afirmou.

Governo Lula aguarda apuração total

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores disse que “o governo brasileiro saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral da Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração”.

A nota ainda diz que o governo aguarda a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação e considera esse “um passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”.

Governo Lula aguarda divulgação de todas as atas de votação

Governo Lula aguarda divulgação de todas as atas de votação – Foto: Luis Gustavo Debiasi/ND

Celso Amorim, assessor especial enviado pelo Governo Lula para acompanhar as eleições na Venezuela, se pronunciou nesta segunda-feira alegando incômodo com a falta de transparência do processo.

“Tem que ser transparente, não estou pondo em dúvida necessariamente o que está sendo dito, mas o governo ficou de fornecer as atas das quais esse número resulta, mas isso ainda não aconteceu.”

Amorim deve permanecer na Venezuela até amanhã, realizando conversas sobre as eleições. No momento, não há previsão de contato entre Lula e Maduro.

Não há previsão de contato entre Lula e Maduro até o momento

Não há previsão de contato entre Lula e Maduro até o momento – Foto: Agência Brasil/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.