Final Fantasy 16 foi finalmente lançado para PC e é um dos jogos mais exigentes em relação ao desempenho de placa de vídeo nessa geração. Os especialistas em tecnologia da Digital Foundry, no entanto, avaliaram a versão de PC com a de PlayStation 5 para elaborar especificações otimizadas que equilibram desempenho e qualidade gráfica.
Final Fantasy 16 em sua versão para PC não conta com tantas opções assim de customização gráfica, mas ainda é possível ao menos trocar algumas configurações entre as suas definições baixa, média e alta.

Enquanto algumas configurações gráficas têm uma opção do alto com um custo muito alto em desempenho, outras podem ter um custo baixo em desempenho, mas apresentarem grandes diferenças visuais entre a configuração mais baixa e mais alta.

Observando as especificações acima, podemos ver como a escolha para otimização do jogo no PC é bem semelhante à experiência gráfica nos consoles, tanto no modo qualidade quanto no modo desempenho.
A principal diferença visual, então, está na resolução base do jogo para reconstrução da imagem com upscaling, o que no PC pode ser totalmente configurado com tecnologias de alta qualidade, como DLSS 3, FSR 3 e XeSS, enquanto no PlayStation 5 é usado o FSR 1.
Não deixe de usar a escala de resolução dinâmica
Mesmo otimizando o jogo, há momentos em que sua versão de PC invariavelmente vai sofrer algumas quedas ou instabilidades na taxa de quadros, mesmo em sistemas mais fortes.
- Veja também: PlayStation anuncia State of Play para amanhã (24) com mais de 20 jogos; veja como assistir
Isso é um problema da atual versão do jogo no PC, mas pode ser amenizado com o uso da escala de resolução dinâmica. Final Fantasy 16 foi projetado no PlayStation 5 a partir da tecnologia do DRS (Dynamic Resolution Scaling) e ele parece funcionar melhor no PC assim, sem ter um valor de resolução fixo.
Fonte: Eurogamer.