CPU Intel Core Ultra 9 288V fica abaixo de Ryzen AI 9 HX 370 em benchmark

A CPU Intel Core Ultra 9 288V teve seus resultados de benchmark divulgados no Geekbench, mostrando o seu potencial e como o processador mobile pode chegar em seu lançamento.

É importante lembrar que este é o modelo high-end da linha Lunar Lake, sendo o único com PL1 de 30W – enquanto todos os demais seguem os 17W ou consumo mais baixo.

Nos três testes de benchmark que a CPU Intel Core Ultra 9 288V foi submetida, sua pontuação foi de 2.790 a 2.901 pontos em single-core e ficou entre 9.596 e 11.048 pontos em multi-core.

Ainda que o processador AMD Ryzen AI 9 HX 370 “Strix Point”, baseado na arquitetura Zen5, tenha alcançado resultados similares em desempenho single-core de CPU, ele alcançou números muito acima dentro da análise multi-core – com o pico de 14.736 pontos.

É importante notar que os testes realizados com a CPU Intel Core Ultra 9 288V obtiveram dados apenas dos núcleos do processador – fornecendo o potencial dos núcleos de desempenho Lion Cove e de eficiência Skymont, já que os chips da linha Lunar Lake não usarão o Hyper-Threading.

Veja mais:

Intel Lunar Lake
Divulgação/Intel

Especificações do Intel Core Ultra 9 288V

Com produção voltada para o mercado mobile, a CPU Intel Core Ultra 9 288V será vendida com 32GB de memória LPDDR5-8533 on-package, seus núcleos de desempenho podem atingir até 5.1 GHz e de eficiência alcançam os 3.7 GHz.

Seus gráficos integrados terão a arquitetura Xe2-GPU “Battlemage” através do modelo Arc 140V – que alcança até 2,05 GHz de clock.

É válido notar que os testes realizados na CPU Intel Core Ultra 9 288V foram realizados também em um notebook da MSI, o Prestige 13 AI EVO A2VMG. Resultados diferentes poderão ser vistos em outras configurações, apesar de ser importante ter conhecimento de seu potencial em benchmarks.

A chegada das CPUs Intel Lunar Lake

Outro detalhe importante é que o benchmark da CPU Intel Core Ultra 9 288V pode ser obtido de alguma amostra – considerando que o processador só chegará ao mercado no último trimestre. Isso permitiria ajustes, recomendando aguardar os resultados do produto final para determinar se a linha será melhor ou não que os AMD Ryzen AI 300.

Em setembro, a Intel sediará o evento “Innovation” para novos anúncios – com possível revelação da data em que os chips Lunar Lake estarão no mercado, assim como os processadores desktop Arrow Lake-S.

Fonte: TweakTown

Adicionar aos favoritos o Link permanente.