Eleições na Venezuela: oposição denuncia fraude em vitória de Maduro e diz que ganhou com 70%

Com 80% das urnas apuradas, o CNE (Conselho Nacional Eleitoral) anunciou a vitória de Nicolás Maduro nas eleições na Venezuela, que ocorreu no domingo (28). Segundo o CNE, o atual presidente foi reeleito com 51,2% dos votos, contra 44,2% do adversário Edmundo González Urrutia.

Candidato às eleições na Venezuela González Urrutia em campanha ao lado de María Corina Machado

González Urrutia foi escolhido de última hora pela oposição quando María Corina Machado foi impedida de se candidatar  – Foto: Reprodução/X

Os opositores de Maduro, no entanto, contestaram o resultado das eleições na Venezuela e denunciaram uma “fraude grosseira”. Líder da oposição e braço direito de Urrutia, María Corina Machado, cravou a vitória em uma coletiva de imprensa.

“Ganhamos e todos sabem disso”, declarou Corina. “Queremos dizer a toda a Venezuela e ao mundo que a Venezuela tem um novo presidente eleito e ele é Edmundo González Urrutia”, completou.

“Ganhamos em todos os Estados do país e sabemos o que aconteceu hoje. Cem por cento das atas que o CNE transmitiu nós temos e toda essa informação aponta que Edmundo obteve 70% dos votos”, finalizou Corina.

Urrutia prega reconciliação

“Nossa mensagem de reconciliação e paz continua vigente. Nossa luta continua. Não descansaremos até que a vontade do povo da Venezuela seja refletida”, se pronunciou o ex-diplomata González Urrutia, que enfrentou Maduro nas urnas.

A escolha de última hora de González Urrutia pela coalizão da Plataforma Democrática Unitária, em abril deste ano, se deu após as candidatas María Corina Machado e Corina Yoris terem sido impedidas de se candidatar às eleições na Venezuela.

“Ataque terrorista” teria atrapalhado divulgação das eleições na Venezuela

Cerca de 59% dos eleitores participaram das eleições na Venezuela no domingo  – Foto: Carlos Garcia/Agência Brasil/ Reprodução/ ND

O presidente do CNE, Elvis Amoroso, informou que o resultado das eleições na Venezuela demorou a ser divulgado por causa de um “ataque terrorista” ao sistema de transmissão dos votos.

A vitória de Maduro só foi anunciada por volta de 1h da manhã desta segunda-feira (29), no horário de Brasília. A opositora María Corina Machado criticou a interrupção da transmissão e pediu que os eleitores fizessem uma vigília nas seções para evitar fraudes.

Presidente Nicolás Maduro se pronuncia sobre resultado das eleições na Venezuela

O atual presidente Nicolás Maduro é o sucessor de Hugo Chávez  – Foto: AFP/ND

Nicolás Maduro foi eleito presidente da Venezuela em 2013, após a morte do antecessor Hugo Chávez. Em 2018, sua reeleição teve a legitimidade questionada e não foi reconhecida pela comunidade internacional.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.