São Leopoldo terá uma Câmara do Livro; saiba a quem se destina a associação

São Leopoldo terá sua Câmara do Livro. A fundação da instituição ocorrerá em assembleia nesta terça-feira (30), a partir das 19 horas, no Espaço Sicredi Pioneira. A associação deverá ser formada por pessoas físicas e jurídicas, atuantes na cadeia produtiva do livro e que residem no Município.

A associação deverá ser formada por pessoas físicas e jurídicas, atuantes na cadeia produtiva do livro e que residem no Município



A associação deverá ser formada por pessoas físicas e jurídicas, atuantes na cadeia produtiva do livro e que residem no Município

Foto: Arquivo/GES

Segundo a idealizadora da Câmara Leopoldense do Livro (CLL), a livreira Joana Cicconeto, 40, a ideia de criação do espaço surgiu pela necessidade de integrar e fortalecer profissionais que trabalhem pelo livro na cidade. “Também pela experiência de grupos de pessoas que se unem em prol do livro, mas não avançam em seus trabalhos. Entendemos que juntos podemos trocar nossas experiências e nos fortalecer”, explica.

Conforme ela, devem integrar a Câmara pessoas físicas e jurídicas que atuem nas diferentes áreas da produção editorial: autores, revisores, designers, diagramadores, ilustradores, fotógrafos, capistas, profissionais gráficos, livreiros e livrarias, editores, distribuidores, tradutores literários, fanzineiros, bibliotecários, leitores críticos, divulgadores literários, agentes literários, dentre outros.

“A exigência é que sejam atuantes e residentes em São Leopoldo”, explica. Após criada a Câmara, o grupo deverá criar as chamadas “comissões temáticas”.

LEIA TAMBÉM: FÜR IMMER: Saiba como foram as gravações do documentário que estreia nesta terça-feira

“Inicialmente, trabalharemos para ter um maior espaço para exposição da produção literária local, na Feira do Livro. Esse diálogo é importante para que nossa ótima produção literária possa ser expandida na rede de ensino e essa expansão fará parte de nossos projetos”, diz. “Também queremos dialogar e garantir o fortalecimento do comércio local no espaço da Feira, tanto para editoras, quanto para livrarias locais. Posteriormente demais projetos liderados pela equipe serão divulgados”, completa.

SAIBA MAIS: BR-116: Confira os principais pontos de lentidão da rodovia na manhã desta segunda-feira 

Além de Joana, participam também da organização da CLL: Everton Luiz Cidade, Angela Maria Muller, Cristiane Banda Moura, Rodrigo Fagundes, Elenilto Saldanha Damasceno, Luiz Carlos Araujo Torres, Aline Marques, Elaine Silva, Marlon Gustavo Costa, Erny Mugge. “Juntos seguimos com a elaboração do estatuto e reuniões de perspectivas de trabalho”, destaca Joana.

 

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.